O candidato Alexandre Kalil (PSD) continua líder isolado na corrida eleitoral em Belo Horizonte. De acordo com a segunda pesquisa Ibope, divulgada na noite desta quinta-feira (29), o atual prefeito da capital mineira cresceu quatro pontos percentuais em relação ao primeiro levantamento e, agora, tem 63% das intenções de voto. O mandatário deverá ser reeleito em primeiro turno, já que tem 55 pontos percentuais a mais do que o segundo colocado, João Vitor Xavier (Cidadania), lembrado por 8% dos entrevistados.
Leia Mais
Eleições em BH: pesquisa Ibope mostra Kalil (PSD) disparado com 58% das intenções de votos'Gestão meia-boca', diz Áurea Carolina sobre atuação de Kalil na Prefeitura de BHCOVID-19: Kalil crê em distribuição gratuita de vacina pelo governo federal Tecnologia e foco na prevenção: as ideias de Marcelo Souza e Silva para a saúde em BHKalil quer ampliar serviços de bancas de jornais e revistas em BHCabo Xavier, candidato do PMB, diz que sua prioridade na PBH será restabelecer o diálogoNilmário Miranda (PT) aparece com 2% das intenções de voto. Rodrigo Paiva (Novo), Cabo Xavier (PMB) e Luisa Barreto (PSDB) têm 1% cada. Brancos e nulos chegam a 9%. Não sabem ou não responderam, 6%.
Ainda na segunda pesquisa Ibope, Lafayette Andrada (Republicanos), Marília Domingues (PCO), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Fabiano Cazeca (PROS), Wanderson Rocha (PSTU), Marcelo Souza e Silva (Patriota) e Wadson Ribeiro (PCdoB) tiveram menos de 1% cada.
O Ibope também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. O mais rejeitado em Belo Horizonte é o candidato Nilmário Miranda (PT), com 25%. João Vitor Xavier é o segundo na lista com 17%. Em seguida aparecem: Cavo Xavier (PMB), 16%. Alexandre Kalil (PSD), 15%. Lafayette Andrada (Republicanos), 11%. Rodrigo Paiva (Novo), 10%. Áurea Carolina (Psol), Bruno Engler (PRTB), e Luisa Barreto (PSDB) com 9%.
Foram ouvidos 1001 eleitores de Belo Horizonte entre os dias 26 e 29 de outubro. O nível de confiança da pesquisa Ibope é de 95%.
Número de identificação na Justiça Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais sob o protocolo Nº MG-08893/2020
Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.
O que muda nas eleições 2020?
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
- No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
- Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.
- A justificativa também poderá ser feita no aplicativo e-Título.
Eleições 2020 em Belo Horizonte
Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.
Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial.
Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-Oeste, Leste, Norte, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.