A Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi palco de um protesto com toques teatrais nessa quarta-feira (29). Um grupo de manifestantes encenou, no local, a fuga da vacinação obrigatória contra a COVID-19, medida defendida pelo governador de São Paulo, João Dória (PSDB), desafeto político do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O episódio foi registrado em vídeo, que circula nas redes sociais.
Vídeo: Manifestantes encenam fuga da vacina obrigatória e do 'vilão' João Dória: https://t.co/OR5yE82YYH pic.twitter.com/xDZwbzUwe3
%u2014 Estado de Minas (@em_com) October 30, 2020
Nas imagens, apoiadores do presidente aparecem correndo de um homem que interpreta Dória. Ao lado dele, uma mulher vestida com indumentária semelhante a de profissionais de saúde segura uma seringa gigante e finge ameaçar os demais integrantes do ato.
Didática, uma das participantes narra a performance.
“O povo correndo pedindo socorro ao nosso presidente. Dória, querendo obrigar o povo a (tomar) vacina. O povo diz não”, descreve a mulher, que termina fazendo uma convocação. “Dia 1°, manifestação nacional contra contra a obrigatoriedade da vachina (sic)”.