Em evento no comitê de campanha, no Centro de Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira, o prefeito da cidade e candidato à reeleição nas eleições municipais deste ano, Alexandre Kalil (PSD), mostrou estar disposto a alterar os serviços prestados por bancas de jornais e revistas. Segundo o chefe do Executivo, já houve um avanço em relação à gestão anterior, de Márcio Lacerda (PSB), de 2013 a 2016.
Kalil quer ampliar serviços de bancas de jornais e revistas em BHhttps://t.co/jBU2UPQase pic.twitter.com/I9BsHssESU
— Estado de Minas (@em_com) October 30, 2020
Secretária de Desenvolvimento Urbano de BH, Maria Fernandes Caldas pensa em usar o espaço de diversas maneiras. Segundo ela, a Prefeitura de BH planeja enviar um Projeto de Lei à Câmara Municipal que amplie os serviços de bancas e jornais.
“A ideia é que a gente possa ampliar, desburocratizar, facilitar. A licença passaria a ser de cinco em cinco anos, não ter que ir lá todo ano renovar, fazer essa burocracia. Isso facilita muito a vida, pois há dificuldade para fazer o licenciamento anual. Também encaminhar um Projeto de Lei para alterar os usos possíveis nas bancas, a tendência é que usem o espaço da banca para outras coisas, como floricultura, salão de beleza, enfim, tratar o espaço da banca como espaço comercial”, disse.
Kalil, por fim, exaltou o trabalho feito pela prefeitura nos últimos anos, em que ele esteve à frente do Executivo. “Foi uma classe completamente abandonada, esquecida pela prefeitura. Nós entramos, e não deu trabalho nenhum. Começamos a tratar gente que nem gente, igual disse a eles, não é gato, passarinho, nem cachorro, todo mundo é gente, e tratamos uma classe como gente. Para continuar esse trabalho tão importante, essa gente que a gente precisa tanto, e usa tanto, que são os jornaleiros, ou conhecidos como bancas de jornais”.
Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.
O que muda nas eleições 2020?
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
- No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
- Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.
- A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.
Eleições 2020 em Belo Horizonte
Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.
Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial.
Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-Oeste, Leste, Norte, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.