O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais acatou o recurso da coligação Por Amor a Ituiutaba e deferiu a candidatura de Leandra Guedes (Avante) para a prefeitura de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Na decisão, a questão da candidata seguir como assessora na Câmara Federal foi vista como não problemática para o pleito municipal.
A decisão do juiz relator Itelmar Raydan Evangelista levou em consideração jurisprudência no sentido de “não haver necessidade de desincompatibilização de servidor que exerce a função em outra localidade como é o caso da recorrente que labora em Brasília como assessora parlamentar de Deputado Federal. Dessa forma, foi ordenada a reforma da sentença inicial e deferimento do registro de candidatura de Leandra Guedes.
Leia Mais
Candidato a vereador com patrimônio de R$ 26 milhões recebeu auxílio emergencialEleição: veja a agenda dos candidatos à PBH nesta segunda (2)Político que teve mandato cassado em Uberlândia tem candidatura autorizadaJustiça Eleitoral determina retirada de vídeo considerado difamatórioCidade menos populosa do Brasil, Serra da Saudade vai às urnas com mais eleitores do que habitantesMaia critica lentidão do governo em definir prioridades para 2021Eleição: veja a agenda dos candidatos à PBH nesta terça-feira (3)O “Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já firmou entendimento no sentido de não ser exigível a desincompatibilização quando o candidato exercer sua função em circunscrição diversa daquela em que pretende concorrer às eleições”, afirmou na decisão Itelmar Evangelista.
De início a candidatura havia sido rejeitada porque em denúncia feita à Justiça Eleitoral, Leandra não havia se desincompatibilizado do cargo público de assessora parlamentar, chegando a visitar entidades, entregando verbas parlamentares em nome do deputado federal André Janones (Avante).
Em nota, a assessoria da candidata informou que o “Ministério Público Eleitoral e Procuradoria Regional Eleitoral também já haviam se manifestado a favor da candidata, explicando através de ofício não haver qualquer irregularidade na sua candidatura” e que a coligação espera que esta seja um decisão respeitada por parte de todos os concorrentes à prefeitura de Ituiutaba.