O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e sua equipe de Relações Internacionais traçou três cenários para os rumos da relação entre Brasil e Estados Unidos após a eleição desta terça-feira. Na melhor hipótese cogitada pelo Palácio do Planalto, o republicano Donald Trump, que tem grande simpatia de Bolsonaro, triunfa. Em outras duas possibilidades, contudo, o vitorioso seria Joe Biden, do Partido Democrata. As informações são da CNN Brasil.
Leia Mais
Trump ou Biden? Americanos votam em eleição sob tensão máximaEUA: Centros de votação estão em Nova York e em outros estadosEleição nos EUA não vai mudar política do Irã, afirma aiatolá'Não vamos superestimar relacionamento político', diz Paulo Guedes sobre eleições americanasMourão defende neutralidade do Brasil caso eleições americanas sejam judicializadasEm outra hipótese, a vitória de Biden seria contestada judicialmente por Trump. Se isso ocorrer, o Brasil, pregando cautela, optaria por esperar o desfecho do imbróglio, sem se comprometer.
Se Biden triunfar, mas não houver reclamações por parte dos republicanos, o Brasil pretende manter o conservadorismo em sua agenda. A relação com os Estados Unidos, contudo, passaria a ser formal, sem a proximidade que Bolsonaro demonstra ter quando o assunto é Donald Trump.
Nesta terça, pelo Twitter, o presidente levantou suspeitas sobre possível “ingerência externa” no resultado do pleito.
Acompanhe a apuração nos EUA
Como funciona o Colégio Eleitoral?
Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.Sistema eleitoral complexo é desafio
Pandemia de COVID-19 aumentou votação pelo correio ou antecipado, o que representa um desafio técnico, humano e também legal em milhares de jurisdições. Saiba o que pode dar errado na apuração dos votos nos EUA.
Planos de governo de Trump e Biden
Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.
O que muda para o Brasil?
Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.