Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2020

Chuvas: Wadson Ribeiro, candidato à Prefeitura de BH, diz que irá 'desconcretar' a cidade

As chuvas em Belo Horizonte geram problemas com certa frequência aos cidadãos, desde deslizamentos de terra e enchentes, que muitas vezes matam pessoas, até desapropriação de residências e reflexos no trânsito. Candidato à Prefeitura de BH nas eleições municipais deste ano, Wadson Ribeiro (PCdoB) tem dois planos para resolver os contratempos causados pela precipitação.





Wadson apresenta uma ação imediata, relacionado à desocupação de casas em situação de risco, e uma estratégica, a longo. O candidato diz que esta última depende da “desconcretização” de BH, já que a cidade está sobre três bacias hidrográficas: Ribeirão Arrudas, Ribeirão Onça e Córrego do Borges.


“Apresento uma questão imediata e uma estratégica. A emergencial, que precisamos ter uma política para garantir que as pessoas que estão em moradias em áreas de risco, elas precisam de uma outra moradia, se não a chuva vai acontecer, teremos deslizamentos e podemos ter mortes como colhemos. A estratégica, vamos desconcretar BH. A topografia, desde antes de BH, é que a chuva cai aqui e corre para o mesmo lugar. Mas a cidade foi construída desordenadamente, o concreto tampa essa água, que deveria escoar pelos rios, então precisamos de uma política de construir matas ciliares ao longo dos rios, matas de drenagem. Há experiências positivas de outros países que reservam essa água dos subsolos para amenizar as enchentes”, afirmou o candidato ao Estado de Minas.


Wadson também explicou que a segunda ideia é algo necessário. Segundo ele, caso contrário, uma primeira ação emergencial seria algo passageiro.

“Não precisa somente da imediata, se não enxuga gelo. Tem que ter a estratégica, que é a forma de mudar como as águas caem em BH”, finalizou Wadson.




 

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.



  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.

 




audima