Candidato à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições municipais deste ano, João Vítor Xavier (Cidadania) coloca a integração como ponto crucial para melhorar o transporte público da capital mineira. Nesta quarta-feira (4), o também deputado estadual foi o nono concorrente a ser sabatinado pelos Diários Associados (Estado de Minas, Portal Uai e TV Alterosa).
Em entrevista à TV Alterosa na noite desta quarta, João Vítor frisou que a união para melhorar o transporte público de BH vai do campo municipal ao estadual. Segundo o candidato, a ideia é dialogar com os prefeitos da Região Metropolitana, com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).
“É uma área que precisamos de diálogo. Tem que sentar com prefeitos das cidades vizinhas, conversar com governos do estadual e federal. Vou buscar ser um prefeito do diálogo, da conversa, com presidente Bolsonaro, governador Zema e prefeitos vizinhos”, iniciou.
Em seguida, João Vítor Xavier deu o exemplo de uma moradora de uma cidade vizinha e que trabalha em BH. O candidato afirmou que, com tamanha unidade, é possível reduzir o preço da passagem dos preços de ônibus da capital, por exemplo, que atualmente é R$ 4,50.
“Uma pessoa, que acorda de manhã em Betim, a Dona Maria, e trabalha na área hospitalar de BH, pega um ônibus de Betim a Contagem. Desce no Eldorado, pega um metrô até a Praça da Estação, e de lá um ônibus suplementar ao seu hospital. Pegou ônibus intermunicipal, que é responsabilidade do estado; um metrô, federal;e o ônibus da prefeitura ou do consórcio. Se você não sentar à mesa para conversar, você não consegue integrar o transporte. Só com isso você consegue cobrar uma passagem mais justa e dar serviço melhor. O povo de BH paga a segunda passagem mais cara, paga um para metrô e ônibus, e o serviço é ruim”, completou o candidato.
O sorteio que definiu a ordem de entrevistados ocorreu em 2 de outubro, na sede dos Diários Associados. Depois de João Vítor Xavier (Cidadania), Alexandre Kalil (PSD) será o sabatinado. Na sexta-feira, será a vez de Professor Wendell Mesquita (Solidariedade).
Entre os dias 9 e 11 de novembro, os Diários Associados receberão, respectivamente, Wanderson Rocha (PSTU), Marília Domingues (PCO) e Lafayette Andrada (Republicanos). A última postulante a participar será Luisa Barreto (PSDB), no dia 12.
Fabiano Cazeca (Pros), Rodrigo Paiva (Novo), Nilmário Miranda (PT), Bruno Engler (PRTB), Áurea Carolina (Psol), Cabo Xavier (PMB), Marcelo Souza e Silva (Patriota) e Wadson Ribeiro (PCdoB) já foram sabatinados pelos Diários Associados.
Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.
O que muda nas eleições 2020?
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
- No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
- Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.
- A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.
Eleições 2020 em Belo Horizonte
Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.
Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial.
Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-Oeste, Leste, Norte, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.