(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

João Vítor Xavier busca referência em São Paulo para aprimorar saúde em BH

Candidato à prefeitura da capital mineira nas eleições deste ano crê na parceria com hospitais privados


05/11/2020 13:30 - atualizado 05/11/2020 17:43

João Vítor Xavier diz que quer copiar 'o que deu certo' em São Paulo(foto: Túlio Santos/EM/D. A. Press)
João Vítor Xavier diz que quer copiar 'o que deu certo' em São Paulo (foto: Túlio Santos/EM/D. A. Press)
Um dos 15 candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições municipais deste ano, João Vítor Xavier (Cidadania) acredita que a saúde é o principal problema da cidade atualmente. O também deputado estadual propõe um plano, inspirado em uma ação em São Paulo, para agilizar o atendimento à população e enfatizou que o Executivo tem recursos para investir em novas alternativas.

“Temos vários problemas em BH, a saúde me preocupa muito. Somos uma cidade com orçamento robusto para a saúde, neste ano gira em torno de R$ 4,5 bi. Vou repetir, pois é assustador, R$ 4,5 bi. Para se ter uma ideia do que é isso, quando se soma orçamento de Uberlândia com Contagem, as cidades têm para tudo, BH tem só para a saúde. É muito dinheiro."

"E numa cidade que tem orçamento robusto como é esse é comum encontrarmos em reuniões pessoas que estão perdendo a vista pois não faz cirurgia de catarata. Pessoas que têm parentes que morreram esperando uma consulta especializada. Outro dia estava no Olhos D’Água e encontrei um senhor destruído emocionalmente pois a esposa está com câncer, e quando ligaram para falar da cirurgia do pai, já tinha morrido. Para falar da mãe, já tinha morrido. A gente tem o projeto chamado Virada da Saúde, que é uma cópia do que se fez em São Paulo, lá era chamado Corujão da Saúde”, afirmou, em entrevista ao Estado de Minas.

João Vítor Xavier diz que o projeto é baseado em parcerias com instituições privadas. Segundo o candidato, isso faria com que os horários de atendimentos fossem mais variados, com maior capacidade para atingir o maior número possível.

“Copiamos, e prefiro copiar o que é bom do que inventar o que é ruim. Vamos fazer parcerias com iniciativas privadas, hospitais privados de BH, Mater Dei, Lifecenter, Felício Rocho, Biocor, para que no horário noturno, quando normalmente estão absolutamente vazios a gente possa atender a população que está na fila de espera. Estava em uma reunião e perguntaram: ‘Você gostaria de ser atendido duas da manhã?’."

"Entre ser atendido duas da manhã e sair tratado, encaminhado, e ficar um ano e meio esperando por atendimento, espero ser atendido meia noite, uma duas, quatro da manhã. Esse o sentimento que tenho majoritário das pessoas. Desespero é tanto que mesmo que seja em horário inadequado é melhor ser atendido. A gente faz uma conta de 2% do orçamento da saúde para esse programa", completou.

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)