Um dos 15 candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições municipais deste ano, João Vítor Xavier (Cidadania) acredita que a saúde é o principal problema da cidade atualmente. O também deputado estadual propõe um plano, inspirado em uma ação em São Paulo, para agilizar o atendimento à população e enfatizou que o Executivo tem recursos para investir em novas alternativas.
“Temos vários problemas em BH, a saúde me preocupa muito. Somos uma cidade com orçamento robusto para a saúde, neste ano gira em torno de R$ 4,5 bi. Vou repetir, pois é assustador, R$ 4,5 bi. Para se ter uma ideia do que é isso, quando se soma orçamento de Uberlândia com Contagem, as cidades têm para tudo, BH tem só para a saúde. É muito dinheiro."
"E numa cidade que tem orçamento robusto como é esse é comum encontrarmos em reuniões pessoas que estão perdendo a vista pois não faz cirurgia de catarata. Pessoas que têm parentes que morreram esperando uma consulta especializada. Outro dia estava no Olhos D’Água e encontrei um senhor destruído emocionalmente pois a esposa está com câncer, e quando ligaram para falar da cirurgia do pai, já tinha morrido. Para falar da mãe, já tinha morrido. A gente tem o projeto chamado Virada da Saúde, que é uma cópia do que se fez em São Paulo, lá era chamado Corujão da Saúde”, afirmou, em entrevista ao Estado de Minas.
João Vítor Xavier diz que o projeto é baseado em parcerias com instituições privadas. Segundo o candidato, isso faria com que os horários de atendimentos fossem mais variados, com maior capacidade para atingir o maior número possível.
“Copiamos, e prefiro copiar o que é bom do que inventar o que é ruim. Vamos fazer parcerias com iniciativas privadas, hospitais privados de BH, Mater Dei, Lifecenter, Felício Rocho, Biocor, para que no horário noturno, quando normalmente estão absolutamente vazios a gente possa atender a população que está na fila de espera. Estava em uma reunião e perguntaram: ‘Você gostaria de ser atendido duas da manhã?’."
"Entre ser atendido duas da manhã e sair tratado, encaminhado, e ficar um ano e meio esperando por atendimento, espero ser atendido meia noite, uma duas, quatro da manhã. Esse o sentimento que tenho majoritário das pessoas. Desespero é tanto que mesmo que seja em horário inadequado é melhor ser atendido. A gente faz uma conta de 2% do orçamento da saúde para esse programa", completou.
"Entre ser atendido duas da manhã e sair tratado, encaminhado, e ficar um ano e meio esperando por atendimento, espero ser atendido meia noite, uma duas, quatro da manhã. Esse o sentimento que tenho majoritário das pessoas. Desespero é tanto que mesmo que seja em horário inadequado é melhor ser atendido. A gente faz uma conta de 2% do orçamento da saúde para esse programa", completou.
Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.
O que muda nas eleições 2020?
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
- No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
- Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.
- A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.
Eleições 2020 em Belo Horizonte
Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.
Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial.
Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-Oeste, Leste, Norte, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.