Candidato à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições municipais deste ano, Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) coloca a saúde como um dos principais pontos para se aprimorar na cidade. Em entrevista para a TV Alterosa na noite desta sexta-feira, o também deputado estadual disse que irá construir uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Região da Pampulha, segundo ele, um “sonho antigo”.
“Precisamos avançar muito. Recentemente, identificando algumas questões, temos 10 mil pessoas na fila de espera para colocar aparelho auditivo. Temos foco muito grande na reconstrução nas unidades que estão debilitadas, vamos reformar várias unidades de centro de saúde. Vamos melhorar algumas Upas. A UPA da Pampulha, nós vamos construir a nova UPA, isso é um sonho antigo nosso, e vamos melhorar nas outras regionais”, afirmou Wendel.
O candidato também pensa em parceria com instituições privadas para melhorar o atendimento à população belo-horizontina. Wendel diz que vai se inspirar em um plano feito na cidade de São Paulo, chamado Corujão da Saúde.
“Vamos criar o projeto Hospital Para Todos, onde vamos fazer um conveniamento com a rede particular, como o Corujão que aconteceu em São Paulo, onde o cidadão pode ir no hospital particular durante a noite e de madrugada fazer sua consulta, cirurgia, isso também sem gastar recurso da prefeitura, porque os hospitais devem à prefeitura. Só um deve R$ 40 milhões, e vamos transformar essa dívida em serviços prestados”, completou.
Por fim, o candidato quer focar em um atendimento para os pacientes especiais. “É claro, uma atenção muito especial para as pessoas com deficiência. Vamos criar os centros de referência para atender as pessoas com deficiência, e principalmente os que têm doenças raras. Pois tivemos prefeitos que não focaram nesse tipo de atendimento”.
Wendel Mesquita foi o décimo concorrente a ser sabatinado pelos Diários Associados (Estado de Minas, Portal Uai e TV Alterosa). O sorteio que definiu a ordem de entrevistados ocorreu em 2 de outubro, na sede dos Diários Associados. Depois de Wendel, será a vez de Wanderson Rocha (PSTU), na segunda-feira.
Marília Domingues (PCO), Lafayette Andrada (Republicanos) e Luisa Barreto (PSDB), a última postulante a participar, na próxima quinta-feira, são os próximos a serem sabatinados.
Fabiano Cazeca (Pros), Rodrigo Paiva (Novo), Nilmário Miranda (PT), Bruno Engler (PRTB), Áurea Carolina (Psol), Cabo Xavier (PMB), Marcelo Souza e Silva (Patriota), Wadson Ribeiro (PCdoB) e João Vítor Xavier (Cidadania) já foram sabatinados pelos Diários Associados. Alexandre Kalil foi convidado, mas não compareceu.
Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.
O que muda nas eleições 2020?
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
- No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
- Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.
- A justificativa também poderá ser feita no aplicativo e-Título.
Eleições 2020 em Belo Horizonte
Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.
Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial.
Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-Oeste, Leste, Norte, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.