O pedagogo e sociólogo Wanderson Rocha (PSTU) foi o candidato à Prefeitura de Belo Horizonte sabatinado nesta segunda-feira pelos jornalistas dos Diários Associados (Estado de Minas, TV Alterosa e Portal Uai). Rocha teve sua formação política nos movimentos estudantis quando era aluno da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Também foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores de Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede BH).
O candidato aposta na formação de conselhos populares formados pela comunidade belo-horizontina, para decidir onde os recursos públicos serão aplicados. Segundo o candidato, esse modelo de participação popular não se assemelha ao Orçamento Participativo existente na capital em outros tempos.
“Nossa aposta é que nas vilas, favelas escolas e fábricas, a população possa se organizar e dizer quais são suas prioridades. Isso nos ajuda também na relação com a Câmara Municipal. Se o povo se organizar para dizer onde a política pública será aplicada, facilita para absorver as demandas. Vindo propostas de trabalhadores de um bairro, dificilmente a Câmara votará contra”, declarou.
Crítico do sistema capitalista, Wanderson afirma que a corrida eleitoral na capital mineira não pode se descolar do contexto político mundial.
“É inaceitável não discutir eleição municipal dentro da conjuntura internacional do sistema capitalista, que aumenta a desigualdade e a concentração da riqueza nas mãos de poucos”, disse o candidato.
“É inaceitável não discutir eleição municipal dentro da conjuntura internacional do sistema capitalista, que aumenta a desigualdade e a concentração da riqueza nas mãos de poucos”, disse o candidato.
A próxima entrevistada (10/11) será a candidata Marília Domingues, do PCO.
Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.
O que muda nas eleições 2020?
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
- No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
- Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.
- A justificativa também poderá ser feita no aplicativo e-Título.
Eleições 2020 em Belo Horizonte
Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.
Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial.
Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-Oeste, Leste, Norte, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.