O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (10) durante cerimônia da retomada do Turismo que algumas pesquisas mostram que apenas 20% dos números de óbitos na pandemia são de COVID-19. Durante a cerimônia ele chegou a dizer que
“tudo era pandemia” e que o Brasil era um país de “maricas”.
“Essa imprensa de papel anuncia que as mortes que chegam são de COVID. Novas pesquisas, ainda não comprovadas oficialmente, mas que são estudos avançados, vêm mostrando que 20% dos números de óbitos são de COVID, os outros são de outras causas”, disse. O presidente não citou quais seriam as fontes dessas supostas pesquisas.
Sem citar fontes, Bolsonaro diz que pesquisas apontam que apenas 20% dos óbitos na pandemia são de COVID-19https://t.co/8Kz8VfkxWR pic.twitter.com/laK8WvdkmB
— Estado de Minas (@em_com) November 10, 2020
Bolsonaro disse que o Brasil seguiu uma “onda mundial” de fechar tudo e que a imprensa “já começou a amedrontar os brasileiros com uma segunda onda”.
Segundo o presidente o brasileiro precisa enfrentar a pandemia. “É a vida, tem que enfrentar.”
De acordo com o Ministério da Saúde, até o fechamento desta matéria às 18:08, o Brasil tem 161.106 mil óbitos. No total, 5.590.025 pessoas já foram contaminadas em solo brasileiro.
*Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa