As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de domingo (15) em Minas Gerais já estão sendo despachadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) aos quarteis da Polícia Militar onde ficaram sob guarda. São 50 mil equipamentos que atenderão a todas as seções eleitorais do estado.
Leia Mais
Por cota feminina, partidos inscreveram ao menos 5 mil candidatas 'laranjas'Campanhas afirmam que mulheres estão na disputaTSE informa instabilidades nos sistema, mas garante que não afetará eleiçõesTransparência Eleitoral Brasil vai acompanhar eleição em Belo HorizontePolícia Militar lança operação para eleições em Sete Lagoas e regiãoPrefeito de Lagoa da Prata será julgado por desvio de bens públicosOsmar Terra está com COVID-19: ex-ministro criticou isolamento e previu fim da pandemia em junhoBolsonaro sobre possível 2ª onda de COVID: 'Conversinha'Eleições municipais 2020: o que é e como calcular o quociente eleitoral para vereador na sua cidade?Em Belo Horizonte, 18 seções passam por conferência. A partir deste sábado (14), véspera do primeiro turno das Eleições 2020, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais vai sortear 15 seções eleitorais do estado cujas urnas serão auditadas por meio de dois procedimentos.
A audiência pública de sorteio será conduzida pelo juiz auxiliar da Corregedoria do TRE, Paulo de Tarso Tamburini Souza, que preside a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições 2020. Ela acontecerá na Sala de Sessões do TRE-MG, a partir das 9h, e será transmitida ao vivo pela internet, no canal do TRE no YouTube.
A audiência pública de sorteio será conduzida pelo juiz auxiliar da Corregedoria do TRE, Paulo de Tarso Tamburini Souza, que preside a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições 2020. Ela acontecerá na Sala de Sessões do TRE-MG, a partir das 9h, e será transmitida ao vivo pela internet, no canal do TRE no YouTube.
O Ministério Público Eleitoral acompanha todo o procedimento. Também são convidados os partidos políticos e coligações envolvidos no pleito e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em razão do protocolo sanitário adotado pela Justiça Eleitoral, haverá limitação do número de pessoas no recinto, com a presença somente dos representantes exigidos pela legislação.
De acordo com o TRE, Minas Gerais tem um total de 48.657 urnas, sendo 4.876 em Belo Horizonte. As urnas de Belo Horizonte e Contagem estavam armazenadas no Centro de Apoio, que fica na divisa de BH com Contagem, e nesta quinta (12) à tarde começaram a ser transportadas para batalhões da Polícia Militar, onde ficam guardadas em segurança até a madrugada de domingo.
As urnas estão sendo levadas em caminhões, sempre com escolta da PM. As urnas de Contagem serão transportadas sábado à tarde, em ônibus do transporte público municipal, também com escolta da PM.
Do total de urnas de Minas, 4.315 são de reserva. Das urnas de BH, 290 são de reserva. Quando uma urna apresenta problema na seção eleitoral, o mesário entra em contato com o cartório responsável e solicita a troca.
A duração da bateria da urna depende do ano de fabricação do equipamento. O TRE também tem baterias de reserva para o caso de ser necessário substituir bateria de alguma urna.
As urnas de lona com cédulas de papel só são utilizadas nos casos em que não há uma urna eletrônica de reserva para substituir a que apresentou problema.
Acompanhe ao vivo a apuração das urnas neste domingo (15), a partir das 17h, pelo uai.com.br e em.com.br.
Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.
O que muda nas eleições 2020?
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
- No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
- Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.
- A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.
Eleições 2020 em Belo Horizonte
Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.
Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial.
Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-Oeste, Leste, Norte, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.