O ex-ministro da Cidadania e deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), 70 anos, anunciou nesta sexta-feira (13) que esta contaminado pela COVID-19. Ele comunicou via redes sociais que está bem e não apresentou sintomas. O médico, além de ser terraplanista, errou todas as previsões de mortes pela COVID-19 no Brasil.
Leia Mais
Bolsonaro sobre possível 2ª onda de COVID: 'Conversinha'Comandante do Exército quer política fora dos quartéis: 'Não é instituição do governo'Eleições 2020: urnas eletrônicas serão auditadas em BH e mais 15 regiões de MinasBolsonarista Osmar Terra depõe hoje na CPI da COVID sobre gabinete paraleloCom COVID-19, Osmar Terra está na UTI e tem grave inflamação nos pulmões, diz jornalCom COVID-19, deputado Osmar Terra é internado em hospitalPrevisões erradas
Em março, ao comentar uma manchete do jornal Folha de S Paulo, que falava sobre o país não ter UTIs suficientes para enfrentar a COVID-19, o médico se precipitou e foi ao Twitter dizer que o jornal estava errado. "Manchete para desinformar e assustar. Teremos sim leitos de UTI necessários para atender à demanda do coronavírus. Nossa rede de UTIs é grande e não estamos no inverno. Mas, se necessário, poderemos ampliar essa rede em poucos dias como fizemos na epidemia do H1N1”, escreveu.
Diversos estados, como Pernambuco, Amazonas e Ceará, enfrentaram crises por não terem leitos suficientes.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Terra chegou a discursar contra o isolamento social. "Quero dizer para vocês que não é motivo para pânico. Não devemos deixar o medo nos paralisar. A vida continua, o trabalho continua, as atividades que nós temos que ter devem continuar. A imensa maioria, mais de 95% dos casos, não vai precisar nem de internação hospitalar.”
Além disso, o médico chegou minimizar os efeitos da crise do novo coronavírus. De acordo com ele, a pandemia chegaria no fim em junho.
Quem é?
Osmar Terra é médico e foi secretário estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. No governo Jair Bolsonaro, foi ministro da Cidadania até fevereiro deste ano, quando foi trocado por Onyx Lorenzoni em uma minirreforma administrativa promovida pelo presidente.
Além da pasta no governo Bolsonaro, o médico participou do governo Temer, quando foi ministro do Desenvolvimento Social e Agrário de 2016 a 2018. Terra é filiado ao MDB há mais de 30 anos e foi eleito seis vezes deputado federal pelo Rio Grande do Sul.
*Estagiária sob supervisão