Jornal Estado de Minas

DEFERIMENTO

Prefeita de Frutal reverte impugnação e tem candidatura confirmada

Em sessão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), em Belo Horizonte (MG), ocorrida nesta sexta-feira (13), a atual prefeita de Frutal, Maria Cecília Marchi Borges (Ciça) reverteu a impugnação de sua candidatura por unanimidade, sendo, desta forma, considerada deferida (apta) para disputar as eleições municipais no próximo domingo (15).




 
 
 
Há uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que suspendeu os andamentos de processos a respeito da anulação de concurso público de 2005, sendo que isso não incide causa de inelegibilidade.

Em relação à Ciça, havia dois pedidos de impugnação impetrados: um do Ministério Público Eleitoral (MPE) e outro da Coligação do candidato à prefeitura de Frutal, Caio Heitor. Ambos tinham como alvo processos que foram julgados contra Ciça em razão da anulação do concurso público de 2005 o que, no entendimento dos pedidos, caracterizariam improbidade administrativa e, portanto, inelegibilidade.
 
Formada em ciências biológicas, Ciça está em seu terceiro mandato como prefeita de Frutal e, dessa forma, se candidata ao seu quarto mandato. Foi eleita pela primeira vez em 2004 e reeleita em 2008. Em 2016, voltou a ser escolhida para chefe do Executivo do município. 




 
Acompanhe ao vivo a apuração das urnas neste domingo (15), a partir das 17h, pelo uai.com.br e em.com.br. 
 

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.



  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.

 




audima