Jornal Estado de Minas

Observação Eleitoral

Transparência Eleitoral Brasil vai acompanhar eleição em Belo Horizonte

No próximo domingo (15), data em que se inicia as Eleições Municipais 2020, a organização Transparência Eleitoral Brasil fará a sua primeira observação eleitoral em todo o território nacional. Cinco capitais brasileiras foram escolhidas para a observação nos locais de votação e apuração de votos. São elas: Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Belém e João Pessoa. 





A Coordenadora Geral da Transparência Eleitoral Brasil, Ana Cláudia Santano, será a responsável por liderar a observação eleitoral. A missão já foi credenciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e reconhecida pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

Além das observações nos locais de votação e apuração de votos, será observada, também, a rotina do dia de votação, bem como os procedimentos exercidos para a emissão do voto e a atuação da Justiça Eleitoral nas regiões do país. 

Foram selecionados 47 observadores voluntários, que não possuem nenhum vínculo com partidos, com a Justiça Eleitoral ou com a administração pública. A seleção ocorreu por meio de edital e todos os selecionados receberam capacitação para a realização da tarefa. Os voluntários terão isenção e independência, seguindo as normas internacionais de observação eleitoral.





Segundo a coordenadora Ana Cláudia Santano, a observação será um momento importante para entendermos as eleições do país, visto que essa é a primeira vez que uma organização não governamental realiza uma observação eleitoral no Brasil.

Após as eleições um relatório parcial da observação deve ser divulgado. Já o relatório final com todas as observações, conclusões e formulários usados para a realização da tarefa serão disponibilizados apenas em 2021.

A observação eleitoral da capital mineira será chefiada por Daniela Paiva, professora da UEMG e voluntária da Transparência Eleitoral Brasil. 

A Transparência Eleitoral Brasil

A Transparência Eleitoral Brasil é uma organização sem fins lucrativos que tem como princípio fundamental o desenvolvimento da democracia e de práticas democráticas nas instituições e na sociedade civil. A organização se une aos esforços de outros países latino-americanos em projetos que visem o fortalecimento democrático, o despertar desses valores, bem como a solidificação de um sentimento em torno da democracia.




 
Acompanhe, ao vivo, a apuração das urnas neste domingo (15), a partir das 17h, pelo uai.com.br e em.com.br
 
 
*Estagiário sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira 
 

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.



  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.

 




audima