A Justiça Eleitoral acatou o recurso do prefeito e candidato à reeleição em Poços de Caldas, no sul de Minas, Sérgio Azevedo (PSDB), e anulou o processo que determinava a cassação do registro de candidatura dele.
A sentença foi publicada nesSa sexta-feira (13). Sérgio havia sido denunciado pelo Ministério Público por prática de abuso de poder político.
Leia Mais
Divinópolis: candidato pede cassação da chapa de Gleidson por usar imagem do irmão gêmeoCorregedor libera para julgamento ação que pede cassação de Bolsonaro e MourãoBarroso diz que circulação de 'fake news' durante eleições foi 'mínima'Eleições 2020: violência contra políticos 'perdeu medo de se mostrar' neste ano, diz pesquisador“Basicamente, para ajuizamento deste tipo de ação, o candidato a vice-prefeito deveria ter sido chamado ao processo, uma vez que é necessária a unicidade da chapa”, informou a advogada Fernanda Soares.
Além disso, a defesa alegou a inexistência de configuração de abuso de poder político e também que a sanção não foi pautada na aplicação dos princípios da razoabilidade e proporcionalidade, por isso deveria revista.
Após a sentença, Sérgio pode concorrer normalmente à reeleição nesse domingo (15).
A cassação
O registro de candidatura de Sérgio havia sido cassado pela Justiça Eleitoral no dia 24 de outubro após uma denúncia do Ministério Público de que o candidato e prefeito havia participado da inauguração de unidades habitacionais do programa ‘Minha Casa Minha Vida’.
De acordo o processo, essa atitude teria afetado a igualdade de oportunidades entre os candidatos nos pleitos eleitorais já que ele teria feito uso promocional de um serviço custeado pelo Poder Público.
Na ocasião, Sérgio informou que apareceu na reunião de maneira informal e que teve a intenção de oferecer ajuda aos envolvidos.
Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.
O que muda nas eleições 2020?
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
- No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
- Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.
- A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.
Eleições 2020 em Belo Horizonte
Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.
Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial.
Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-Oeste, Leste, Norte, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.