Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2020

Na véspera das eleições, Alexandre Kalil alerta: 'Vote com segurança'

Na véspera do primeiro turno das eleições municipais, o prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição Alexandre Kalil (PSD) divulgou nas redes sociais um vídeo em que alerta para a segurança da população no pleito. A mensagem tem como contexto o novo coronavírus, que ainda é uma preocupação por parte das autoridades municipais de saúde.





“Pessoal, a eleição é agora, domingo. Então, eu queria pedir a todos que fossem com segurança, que fossem com máscara, com distanciamento”, diz o prefeito na gravação publicitária. Como legenda do vídeo, Kalil escreveu: "Vote com segurança".

Na última sexta, o número médio de transmissão da COVID-19 por infectado em BH atingiu o maior índice desde julho deste ano. Segundo boletim epidemiológico e assistencial da prefeitura, divulgado nessa sexta-feira, o índice está em 1,08 e se mantém na zona de alerta, além de 1.

O fator RT mede a velocidade de transmissão do vírus na cidade. O parâmetro, em comparação ao balanço anterior, divulgado na última quinta, aumentou de 1,06 para 1,08. Essa foi a quarta alta consecutiva.




 

O fator RT permaneceu no quarto dia consecutivo na zona intermediária da escala de risco. Caso a estatística cruze a barreira de 1,2, o cenário passa a ser de alto risco.

O balanço de sexta também trouxe um aumento de sete mortes pela COVID-19 na cidade. Vale ressaltar, no entanto, que os óbitos não foram, necessariamente, no intervalo de 24 horas. No total, BH soma 1.558 óbitos por coronavírus.
 
O número de casos também aumentou: de 50.403 para 50.587, uma diferença de 184 diagnósticos. Além dos 1.558 óbitos, a prefeitura computa 2.122 casos em acompanhamento e 46.907 recuperados.

Orientações da Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) faz uma série de recomendações ao eleitor. Entre elas, há uma obrigatoriedade: o uso de máscara de proteção. Sem ela, não será possível o acesso às sessões eleitorais.





As demais orientações se colocam mais em caráter educativo. BH tem 1.943.184 eleitores aptos a votar.

“Os eleitores só poderão acessar as zonas eleitorais usando máscaras de proteção. Devem levar, se puderem, as suas próprias canetas, azul ou preta, para o dia da votação, para que possam assinar sua presença. Os eleitores terão que guardar nas filas das sessões o devido distanciamento social, de no mínimo de um metro entre as pessoas. Reforçamos que, se possível, devem levar o seu frasco de álcool em gel. Haverá álcool em gel e álcool líquido 70% em todas, mas se o eleitor levar o seu é até melhor, mais seguro. Deverá votar sozinho, não levar crianças ao local de votação, às sessões. Se não for possível, poderão acompanhar, mas, se for possível, que acessem as sessões sem acompanhantes. É de bom tom o que estamos sugerindo”, diz o desembargador Alexandre Victor de Carvalho, presidente do TRE-MG. 

O presidente do TRE-MG também salienta a importância de se votar brevemente e retornar para casa logo após o ato. “Leva um documento, pois vai ser identificado por ele, recente, de foto recente, para facilitar identificação. Vote e retorne imediatamente para a sua residência. Pedimos que não se aglomerem nem antes nem depois de votarem. Pedimos para que possam ir, ingressar, respeitando, e votem. Também devem higienizar as mãos antes e depois de votar”.
 

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.





Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.



Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.


Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.