O prefeito Alexandre Kalil (PSD) votou na manhã deste domingo (15) na Escola Estadual Central, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Ele chegou por volta das 9h30, acompanhado da esposa, e não demorou nem 15 minutos no local. Ao conversar com a imprensa, Kalil afirmou estar confiante.
Leia Mais
Ibope e Datafolha dão vitória hoje a KalilKalil deverá vencer hoje em BH com a maior vantagem da históriaNa véspera das eleições, Alexandre Kalil alerta: 'Vote com segurança'Kalil reeleito: prefeito mais rigoroso com pandemia é campeão de votoAtenção primária na saúde e reduzir impactos das chuvas: as prioridades de Kalil no segundo mandato em BHKalil é reeleito prefeito de BHProjeção do Datafolha aponta Kalil como vencedor no primeiro turno em BH"Nossa campanha por si só é vitoriosa", afirma Marília Domingues 'Neste momento ninguém ganhou ou perdeu a eleição', diz João Vitor XavierRodrigo Paiva vota no Vila Paris e reafirma otimismo para alcançar o segundo turnoEleitores lotam seções e mesários tentam manter distanciamento Vereadores, candidatos, secretário municipal e cabo eleitoral são investigados em Santa VitóriaNilmário Miranda vota em BH e diz que 'acharia bom um segundo turno'Ministro da Cidadania comemora pouca força da esquerda nas eleiçõesEleitores relatam problemas no e-Título no dia da votação
O cenário indica vitória folgada de Kalil hoje. Pesquisas divulgadas ontem apontam que ele deve conquistar novo mandato com mais de 60% da preferência do total de 1.943.184 eleitores da capital. O segundo colocado, João Vítor Xavier (Cidadania), está na casa dos 10%, tecnicamente empatado com Áurea Carolina (Psol) e Bruno Engler (PRTB). Considerando os votos válidos projetados pelas pesquisas, essa vantagem é ainda maior.
O prefeito pode conquistar novo mandato com diferença de votos nunca vista na capital. Kalil se diz um homem melhor depois de concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte. "Se tudo se confirmar, foram mais de sete institutos de pesquisa, a gente espera ter uma boa vitória hoje", acrescentou Kalil.
O prefeito pode conquistar novo mandato com diferença de votos nunca vista na capital. Kalil se diz um homem melhor depois de concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte. "Se tudo se confirmar, foram mais de sete institutos de pesquisa, a gente espera ter uma boa vitória hoje", acrescentou Kalil.
Primeiro mandato
Kalil (PSD) foi eleito prefeito de Belo Horizonte em 2016 com 52,98% dos votos válidos. Ele venceu João Leite (PSDB), que ficou com 47,02%. Com 100% dos votos apurados, a abstenção na capital mineira foi de 22,77% na eleição passada.
Dos 1.488.488 eleitores que compareceram às urnas, 4,85% votaram em branco e 15,52% anularam o voto. No primeiro turno, Kalil havia somado 26,56% dos votos válidos, e João Leite ficou com 33,40%.
Dos 1.488.488 eleitores que compareceram às urnas, 4,85% votaram em branco e 15,52% anularam o voto. No primeiro turno, Kalil havia somado 26,56% dos votos válidos, e João Leite ficou com 33,40%.
Acompanhe ao vivo a apuração das urnas neste domingo (15), a partir das 17h, pelo em.com.br e uai.com.br.
Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.
O que muda nas eleições 2020?
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
- No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
- Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.
- A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.
Eleições 2020 em Belo Horizonte
Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.
Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial.
Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-Oeste, Leste, Norte, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.