O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) votou na manhã deste domingo (15) na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O presidente não conversou com a imprensa e tirou algumas fotos com apoiadores.
Bolsonaro já declarou apoio à reeleição do prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que briga por uma vaga no segundo turno com Benedita da Silva (PT). Segundo as pesquisas de intenção de voto, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) está garantido no segundo turno.
Para vereador, o presidente deve votar na reeleição do filho “02”, Carlos Bolsonaro. A ideia da família Bolsonaro é reeleger o vereador para poder sentir como anda o apoio ao governo em seu reduto eleitoral.
A VERDADEIRA PESQUISA DE OPINIÃO COM MEU IRMÃO BOLSONARO NA ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO.#fechadocombolsonaro #ptnuncamais#depheliolopes #minhacoréobrasil pic.twitter.com/DZxssl4TPk
%u2014 Helio Lopes (@depheliolopes) November 15, 2020
Em meio a investigações polêmicas e um cenário diferente do último pleito, a família Bolsonaro vai às urnas neste domingo.
Além de Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) está sendo esperado na Escola Municipal Barão Homem de Mello, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro. O vereador, Carlos Bolsonaro (Republicanos) vota na mesma escola que Flávio.
Diferentemente da família, Eduardo Bolsonaro (PSL) é o único que não vota no Rio de Janeiro. Ele deve comparecer à Escola Municipal de Ensino Infantil Professora Neyde Guzzi de Chiacchio, no Bairro Lapa, em São Paulo.
Acompanhe ao vivo a apuração das urnas neste domingo (15), a partir das 17h, pelo uai.com.br e em.com.br
*Estagiária sob supervisão da editora Teresa Caram
Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.
O que muda nas eleições 2020?
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
- No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
- Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.
- A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.
Eleições 2020 em Belo Horizonte
Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.
Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial.
Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-Oeste, Leste, Norte, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.