O primeiro turno das eleições municipais acontece neste domingo (15), e os eleitores brasileiros vão às urnas escolher prefeitos e vereadores. Em virtude da pandemia do coronavírus, algumas mudanças foram implantadas, pela Justiça Eleitoral, para evitar contaminação e garantir a segurança dos eleitores. Mas, isso pode gerar algumas dúvidas. Veja o que mais os eleitores querem saber, antes de ir às urnas:
1- O que levar para votar?
É preciso levar um documento com foto. O título de eleitor não é obrigatório, mas a Justiça Eleitoral recomenda o e-título, um aplicativo disponível para Android e IOS. Ele pode facilitar a vida do eleitor, já que é só apresentá-lo ao mesário.
Neste ano é obrigatório o uso de máscara nas seções eleitorais. As autoridades recomendam, ainda, que os eleitores levem sua própria caneta para assinar o livro de registro. Assim, eles evitam o contato com objetos de outras pessoas, diminuindo as chances de contágio. A famosa 'cola', um papel com os números dos candidatos para prefeito (com dois dígitos) e vereador (com cinco dígitos) também é bem-vinda para agilizar o processo. As seções terão álcool gel disponível para quem quiser higienizar as mãos, antes e depois de votar.
2- Como justificar o voto?
O TSE recomenda que a justificativa seja feita pelo aplicativo e-título, já que com ele o eleitor pode justificar a ausência no dia, sem precisar sair de casa. Porém, eleitores relatam problemas para utilizar o aplicativo, neste domingo. Outra opção é procurar uma seção eleitoral para fazer a justificativa.
3- O que acontece se eu não votar?
Você precisa justificar o motivo da ausência para a Justiça Eleitoral, em até 60 dias depois de cada turno. É possível comprovar o motivo da ausência apresentando um atestado médico ou comprovante de viagem, por exemplo. Isso pode ser feito em um cartório eleitoral, pelo aplicativo e-Título, ou pela internet, no Sistema Justifica, que funciona após a eleição.
4- Como saber o local de votação?
Para saber onde é o seu local de votação, basta acessar o site do TRE-MG . A busca pode ser feita com o seu nome ou número do seu título.
5- Não fiz o cadastramento biométrico. Posso votar mesmo assim?
Sim, em função da pandemia a biometria não será obrigatória
6- Estou doente ou tive COVID-19 recentemente. Devo ir votar?
A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor que teve COVID-19 até 14 dias antes do dia do primeiro turno não deve comparecer às urnas. Neste caso, é necessário ter um atestado médico comprovando o diagnóstico da doença, para justificar a ausência seguindo os passos já citados. Quem tiver febre alta ou com algum outro sintoma que possa indicar COVID-19 também não deve comparecer a uma seção eleitoral.
Lembrando que as seções eleitorais estarão abertas das 7h às 17h.
Acompanhe ao vivo a apuração das urnas neste domingo (15), a partir das 17h, pelo em.com.br e uai.com.br.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra