De acordo com familiares e amigos, Claret passou mal no começo da campanha política. “Ele tinha um problema no coração e acredito, que ele não sabia. Claret chegou a ficar internado e teve alta. Mas sofreu um infarto e estava internado no Hospital Regional há duas semanas”, lamenta Flávia Pessoa, amiga do político.
Claret não era casado e não tinha filhos. Em 1986, ele chegou a ser o prefeito eleito mais novo da história de Passa Quatro, aos 28 anos. O político também foi vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito em duas ocasiões. “Ele viveu para o cargo público. Acompanhei a trajetória dele no hospital. Ele lutou até o fim. O tempo todo foi confiante, dizendo que ia sair dessa”, ressalta.
O velório aconteceu na quadra poliesportiva da cidade. Um cortejo acontece na Câmara Municipal e, em seguida, o corpo deve ser enterrado no Cemitério Municipal.
Vice assume o cargo
O pedido de substituição foi feito ainda na noite de sábado (14) pelo Partido Verde. O atual vice-prefeito da cidade, Henrique Nogueira Gonçalves assumiu o lugar de Claret. “A mudança já foi feita, a Justiça Eleitoral só não teve como fazer essa alteração na urna eletrônica. Mas concorro com o número e foto do Claret”, explica Henrique Nogueira, atual candidato a prefeito.
Com a morte de Claret, a chapa do Partido Verde segue com Henrique Nogueira Gonçalves como candidato a prefeito e Marco Torres como vice. “Sou vice prefeito, mas o Claret é um político insubstituível em nossa cidade. Tem mais de 35 anos de vida pública. Foi prefeito duas vezes, vice prefeito três mandatos, vereador. Mas a luta continua”, lamenta.
Passa Quatro ainda tem outros dois candidatos disputando a prefeitura: Betinho Paiva (DEM) e Dr. Aledson (PSC).
Acompanhe ao vivo a apuração das urnas neste domingo (15), a partir das 17h, pelo uai.com.br e em.com.br.