Segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de Belo Horizonte, o atual deputado estadual João Vitor Xavier (Cidadania) votou na manhã deste domingo (15) no Bairro Buritis, Zona Oeste da capital. Confiante, afirmou que as eleições só são decididas após a apuração e que deseja chegar ao segundo turno para “discutir a cidade”.
Leia Mais
Rodrigo Paiva vota no Vila Paris e reafirma otimismo para alcançar o segundo turnoBruno Engler vota e afirma: 'A apuração das urnas vai surpreender'Kalil vota no Estadual Central e diz estar confiante: 'Vamos esperar até as 17h'Vice de Áurea Carolina, diagnosticada com COVID-19, vota em escola estadual da capitalMotoristas de aplicativo de todo o Brasil paralisam atividades neste domingo de eleiçõesProfessor Wendel Mesquita destaca pontos positivos da campanha“Eleição não se perde antes ou se ganha antes. Estou muito confiante de que vamos levar a eleição para o segundo turno para podermos, de fato, discutir a cidade”, declarou. “Isso não aconteceu no primeiro turno, porque foram poucas oportunidades de debates, entrevistas e sabatinas e também porque alguns candidatos se recusaram a discutir e a dialogar com a cidade.”
Xavier se refere ao atual prefeito Alexandre Kalil (PSD), que não participou dos debates sob a justificativa de fazer parte do grupo de risco para a COVID-19. O ex-cartola do Atlético aparece com ampla vantagem nas pesquisas de intenção de votos e as perspectivas apontam reeleição em primeiro turno.
Questionado sobre as estratégias para conseguir angariar mais votos, João Vitor Xavier se limitou a afirmar que “neste momento ninguém ganhou ou perdeu a eleição”. “Nós temos perspectivas que estão na cabeça das pessoas, nos desejos de alguns, nas pesquisas de outros, mas resultado de eleição é na hora que abre a urna”, disse.
Na última pesquisa de intenção de votos divulgada nesse sábado (14) pelo Ibope, João Vitor aparece com 9%, atrás apenas de Alexandre Kalil, que está com 72%, e empatado tecnicamente com Áurea Carolina (PSOL), com 6%, e Bruno Engler (PRTB), com 4%.
Xavier também é vice-líder em rejeição, ainda segundo o Ibope. De acordo com a pesquisa, 16% dos eleitores nunca votariam no deputado. Ele está atrás apenas de Nilmário Miranda (PT), que aparece com 24%.
Antes de votar, o candidato acompanhou o vice Leonardo Bortoletto (DEM), que foi às urnas mais cedo, também em uma escola do Buritis.
Xavier deu entrevista à imprensa sem máscara e informou que o processo de votação foi tranquilo e seguro, seguindo todas as orientações para prevenir a propagação do novo coronavírus. Ainda assim, a seção dele estava cheia e com registros de aglomerações.
Acompanhe ao vivo a apuração das urnas neste domingo (15), a partir das 17h, pelo uai.com.br e em.com.br.
*Estagiário sob supervisão da editora Teresa Caram
Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.
O que muda nas eleições 2020?
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
- No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
- Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.
- A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.
Eleições 2020 em Belo Horizonte
Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.
Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial.
Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-Oeste, Leste, Norte, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.