*Matéria atualizada nesta segunda-feira, à 01h03, após a conclusão da apuração
Alexandre Kalil (PSD) foi reeleito, neste domingo, prefeito de Belo Horizonte. Com 100% das urnas apuradas, ele chegou a 63,36% dos votos válidos. O segundo colocado, Bruno Engler (PRTB), teve 9,95%.
Leia Mais
Minas registra 458 urnas substituídas; 84 são em BHKalil vota no Estadual Central e diz estar confiante: 'Vamos esperar até as 17h'Kalil sobre eventual candidatura ao governo de MG: 'Não fiz compromisso nenhum com ninguém'Com mais de 30 mil votos, Duda Salabert é eleita vereadora e faz história em BHCinco motivos que explicam a reeleição de Kalil em BHVotação expressiva credencia Kalil para a disputa do governo de MinasBarroso diz que apenas 62% dos votos foram totalizados pelo TSEO novo vice-prefeito de Belo Horizonte é Fuad Noman, também do PSD. Ele substituirá Paulo Lamac, da Rede Sustentabilidade. Além dos dois partidos, a coligação liderada por Kalil, chamada “Coragem e Trabalho”, contou com os apoios de MDB, PP, PV, DC, Avante e PDT. A chapa assume no primeiro dia de janeiro do próximo ano.
Quem é Alexandre Kalil?
Kalil, de 61 anos, é empresário e ex-dirigente do Atlético. Em 2016, quando foi eleito prefeito de BH, disputou sua primeira eleição. À época, concorreu pelo extinto PHS. Permaneceu parte do mandato sem partido, mas se filiou ao PSD. Embora tenha feito carreira na construção civil, abandonou a graduação em engenharia para cuidar da Erkal, empreiteira criada pelo pai, Elias Kalil, e pelo tio. A empresa é especializada em infraestrutura industrial, urbana e rodoviária.
O chefe do Executivo belo-horizontino chegou ao Atlético na década de 1980. Primeiro, comandou o departamento de vôlei. Entre fim dos anos 1990 e o início dos anos 2000, ganhou protagonismo no futebol. Em parte desse período, dirigiu o Conselho Deliberativo do Galo. Em 2008, foi eleito presidente administrativo.
Sob a sua batuta, o alvinegro venceu títulos importantes, como a Taça Libertadores, em 2013, e a Copa do Brasil, no ano seguinte. Na mesma temporada da conquista continental, a equipe foi ao Marrocos disputar o Mundial de Clubes. Com Kalil, o Galo atraiu atenção de todo o globo em virtude da contratação do craque Ronaldinho Gaúcho, por duas vezes escolhido o melhor jogador do planeta.
Na política, Kalil chegou a anunciar candidatura a deputado federal, em 2014, pelo PSB, mas acabou desistindo. Dois anos depois, concretizou os planos de ingressar na vida pública. Chegou à prefeitura após derrotar João Leite, do PSDB.
Na prefeitura, o descendente de turcos se notabilizou por declarações fortes, como nas diversas vezes em que chamou a saúde pública da cidade de “melhor porcaria do brasil”. Neste ano, ganhou protagonismo ao seguir as diretrizes da ciência no enfrentamento ao novo coronavírus.
Conheça Fuad Noman, vice-prefeito a partir de 2021:
Economista, Fuad Jorge Noman Filho tem 73 anos. Em maio, deixou a secretaria Municipal de Fazenda para comandar o diretório municipal do PSD, que se preparava para buscar a reeleição de Kalil. A eleição deste ano foi a primeira que disputou Fuad estava na Fazenda municipal desde o início do atual governo.
Ele foi, também, secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas. Atuou, ainda, como chefe da Fazenda estadual e presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).
Acompanhe a apuração das eleições municipais deste ano clicando aqui.
Classificação final (votos válidos)
- Alexandre Kalil (PSD): 63,36%
- Bruno Engler (PRTB): 9,95%
- João Vítor Xavier (Cidadania): 9,22%
- Áurea Carolina (Psol): 8,33%
- Rodrigo Paiva (Novo): 3,63%
- Nilmário Miranda (PT): 1,88%
- Luisa Barreto (PSDB): 1,39%
- Professor Wendel Mesquita (Solidariedade): 0,75%
- Lafayette Andrada (Republicanos): 0,59%
- Marcelo Souza e Silva (Patriota): 0,33%
- Fabiano Cazeca (Pros): 0,20%
- Wadson Ribeiro (PCdoB): 0,18%
- Wanderson Rocha (PSTU): 0,07%
- Cabo Xavier (PMB): 0,07%
- Marília Domingues (PCO): 0,03%
Brancos: 4,26% (59.212)