Lavras tem pouco mais de 104 mil habitantes e cerca de 55 mil votos na cidade. Jussara Menicucci (PSB), com 37,37% dos votos válidos, vai assumir seu quarto mandato na cidade aos 70 anos. Ela foi prefeita de Lavras em três mandatos: 1993 a 1996, 2005 a 2008 e de 2009 a 2012.
“Falaram que eu estava morta para a política, mas digo que sou uma fênix, ressurjo das cinzas e vamos trabalhar muito. Vamos fazer de Lavras a melhor cidade para se viver. Vamos formar uma equipe jovem renovada. Quero força da juventude, de pessoas idealistas. Não volto por acaso. Estou ao lado do meu vice que está com toda garra e vontade de trabalho nesse projeto de inovação. Vamos usar isso para melhorar a saúde e a educação”, disse Jussara Menicucci.
Ela defendeu a coligação “Trabalho e Experiência para Retomar o Desenvolvimento” ao lado do empresário Rodolpho Crepaldi (MDB), de 47 anos. “Fizemos uma campanha respeitando todas as regras da COVID-19. Vencemos a campanha do bem. Passamos por muitas humilhações e dificuldades. Mas, o bem vence o mal e acredito que o nosso amor por Lavras falou mais alto. É a vitória, não nossa, porque não temos vaidade com o cargo, e sim do povo de Lavras”, ressalta Jussara.
Política participativa
Advogada, graduada pela Faculdade de Direito de Varginha e pós-graduada em Gestão Empresarial pela Faculdade de Ciências Gerenciais (UNA) de Belo Horizonte, Jussara promete uma política participativa.
“Estamos muito animados com o novo trabalho que vem por aí. A partir do dia primeiro de janeiro, as portas da prefeitura estão abertas para uma gestão participativa. Lavras tem alto indicie de desemprego, sentimos isso nas ruas. Essa vai ser nossa luta”, promete.
Cenário em Lavras
O atual prefeito, José Cherem (PSD), não pôde se candidatar, por ter integrantes do mesmo núcleo familiar por três legislaturas consecutivas. Ele teve a candidatura negada pela Justiça Eleitoral.
Além de Jussara, a Prefeitura de Lavras foi disputada por Dâmina Pereira (Podemos), que alcançou 16.547 dos votos, representando 35,06%; seguida de Lindomar (PSL) com pouco mais de 10 mil votos; Professor Volpato (PT), com 2.086; e Dehon Tratores, com menos de mil votos.
Outra mulher também ganhou destaque na Câmara Municipal. A delegada Ana Paula foi a vereadora mais votada, com 1.621 votos.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lavras contabilizou 54.225 votos, sendo 47.323 (87,22%) para candidatos concorrentes, 4.066 (7,49%) votos nulos e 2.866 (5,29%) votos brancos.