Aos 95 anos, o empresário José Braz governará a cidade de Muriaé, na Zona da Mata, pela terceira vez. Ao derrotar o adversário Greco por 42,80% (23.793 votos) a 41,11%, ele se tornou o prefeito eleito mais velho do Brasil. O candidato do PP é casado, tem ensino fundamental completo e declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um patrimônio de R$ 33.331.471,23.
Leia Mais
PF prende homem acusado de jogar carro contra Ministério da JustiçaCresce percentual de mulheres eleitas em prefeituras do paísRepublicanos, DEM e PSOL terão 21 dos 51 vereadores no RioMaria Lúcia Cardoso é eleita prefeita de PitanguiOlavo de Carvalho critica Bolsonaro por baixo desempenho de aliadosEleições 2020: Avante cresce 834% em número de prefeituras em MinasEleições 2020: Oito vereadores de Ribeirão das Neves se reelegeramNovo não consegue eleger prefeitos; Amoêdo admite desempenho aquém do esperadoCandidatos transexuais alcançam resultado histórico nas eleições municipaisPor meio das redes sociais, José Braz agradeceu ao eleitorado de Muriaé pela vitória no fim de semana: “Em 2021 começaremos uma nova história para a nossa cidade, com mais saúde, educação e desenvolvimento para todos!”.
Por causa da pandemia do coronavírus, o empresário, que é do grupo de risco, reduziu ao máximo o contato com os eleitores. Desta forma, concentrou basicamente sua campanha pela internet. O vice eleito é o médico Marcos Guarino, do PSB, que tem 63 anos. Ambos fazem parte da coligação "Progresso com responsabilidade social", formada pelos partidos PP, PTB, Cidadania, DEM, PSB, PV e PSDB.
Enquanto tiver saúde, o prefeito eleito garante que continuará trabalhando pelo desenvolvimento da cidade: “Tenho certeza da nossa capacidade, certeza de que, com a nossa administração e Deus, vamos vencer os desafios. Estou muito bem. Durmo cedo, acordo cedo e adoro trabalhar. Vamos pensar em fazer um novo sucessor daqui a quatro anos”.
O prefeito diz que vai ter muito diálogo com o Legislativo em seu governo: "Nunca discuti com ninguém, os vereadores, durante os oito anos que governei, sempre foram meus amigos, todos eram muito alinhados comigo. Tenho certeza da minha capacidade e que vou fazer um governo que vai agradar o povo, sem atrito, sem demagogia. Fazer sem falar, é o que faremos".
Em relação ao governo a partir de janeiro, José Braz afirma que fará uma adminstração colaborativa: "Nosso trabalho será muito árduo, tenho certeza. Vamos covidar as pessoas para trabalhar conosco com muita responsabilidade. Vejo necessidades na saúde, na educação e no social. É o que falta à nossa cidade. Darei ênfase às associações de bairros. Vou fazer o que os cidadãos pedirem. Aquelas que quiserem dar sugestões serão bem aceitos".
Casado há 74 anos com Lédia Tanus, o político tem hoje nove netos e 21 bisnetos. Ele deixou seus sucessores na política. O filho Bráulio Braz, de 72 anos é deputado estadual pelo PTB desde 2007. Já o neto, Renzo Braz, de 40, do PP, também exerce atividade parlamentar desde 2011 como deputado federal.
Além do cargo público, José Braz é proprietário de uma rede de concessionárias e de uma empresa no ramo imobiliário. Atualmente, ele vive com a família num condomíniode luxo em Muriaé.
Outros prefeitos
Nas últimas eleições, outros prefeitos pelo país chegaram próximo à idade de Braz. Em 2016, Josibias Cavalcanti (PSD), venceu a disputa em Catende (PE) aos 88 anos. Já em 2012, a cidade paulista de Aguaí elegeu Doutor Gutemberg (PPS), então com 89 anos.