O Avante conseguiu um expressivo crescimento em número de candidatos eleitos pelo partido em Minas nas eleições municipais deste ano. A legenda saltou de seis prefeitos eleitos no estado em 2016 para 50 no pleito deste ano, arrebatando prefeituras de polos regionais do interior, como Varginha, Ituiutaba e Bocaiúva.
Nacionalmente, o partido teve um crescimento de 420% no número de prefeituras conquistadas nesse domingo (15), atingindo um total de 78 prefeitos eleitos pelo país.
Leia Mais
Novo não consegue eleger prefeitos; Amoêdo admite desempenho aquém do esperadoAos 95 anos, prefeito eleito de Muriaé garante ter saúde para governar cidadeCandidatos transexuais alcançam resultado histórico nas eleições municipaisJuiz de Fora renova 52,63% da Câmara Municipal e aumenta representatividade femininaOlavo de Carvalho critica Bolsonaro por baixo desempenho de aliados
Para Eduardo Serrano, coordenador estratégico do Avante em Minas, a explicação para o desempenho do partido no estado é resultado de uma convergência de fatores. Ele ressalta que a legenda buscou a filiação de candidatos competitivos e comprometidos com a formação política oferecida pela universidade corporativa.
Serrano também destaca que o Avante, única legenda com sede nacional no estado, tem construído uma forte identidade com os mineiros, reforçada pela popularidade que membros do partido, como o deputado federal André Janones, apresentam entre o eleitorado nas redes sociais.
O Avante foi fundado em 1989 por dissidentes do PTB. Originalmente Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), a legenda alterou seu nome em 2017. O presidente nacional da legenda é o deputado federal Luís Tibé.
*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz