O presidente da Câmara dos Vereadores de Pará de Minas, cidade localizada no Centro-Oeste mineiro, Marcílio Magela de Souza (MDB), testou positivo para COVID-19. O anúncio da doença, que também contaminou sua esposa, filha e a assessora, deixou os 70 funcionários do Legislativo em alerta.
De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara, duas enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde, passaram esta quarta-feira (18) no prédio do Legislativo testando todos os funcionários. Os resultados saíram ontem mesmo e não houve mais casos positivos.
Pelas redes sociais, Marcílio confirmou estar com a doença, mas garantiu que, mesmo durante a campanha eleitora, sempre se protegeu.
“Infelizmente testei positivo para Covid. Não somente eu, mas minha esposa, minha filha e minha secretária. As pessoas que estavam mais próximas de mim. Sempre estive usando máscara e álcool em gel. Mas infelizmente não foi suficiente para que a gente não se contaminasse. Devido ao período eleitoral andei muito. Então a gente não sabe nem onde pegou. Espero não ter passado para muitas pessoas, até porque estava fazendo uso de máscara”, explicou Marcílio, que foi o vereador mais votado de Pará de Minas, com 15.296 votos.
O vereador explicou que no final de semana da eleição começou a se sentir mal, chegou a fazer um teste na Policlínica da cidade, mas o resultado foi negativo.
“Hoje estou bem. Estive muito gripado, com dor de garganta, dor de cabeça, perdi o olfato, o paladar, mas estive no médico e estou fazendo tratamento. Da primeira vez que me senti mal foi no final de semana, procurei o serviço da policlínica, fiz o teste e deu negativo. Não melhorei. Continuei passando mal. Na terça-feira resolvi fazer um teste novamente. Procurei uma farmácia de Pará de Minas e fiz o teste, que deu positivo. Aí iniciei o tratamento e fiquei recluso em casa, eu e minha família”.
Marcílio não é o primeiro vereador que teve confirmada a infecção por COVID-19. Antes dele, Antônio Carlos dos Santos, o Carlinhos do Queijo (PTB), e Daniel de Melo (MDB) foram contaminados pelo coronavírus. No final de setembro, a cidade perdeu a ex-primeira-dama, Vânia da Silva Faria, vítima de COVID-19.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás