Sete dos nove candidatos derrotados no primeiro turno das eleições 2020, em Juiz de Fora, declaram situações de apoio às candidaturas para o 2º turno. No dia 29, a cidade vai escolher o próximo prefeito entre os candidatos Margarida Salomão (PT) e Wilson Rezato (PSB).
Leia Mais
Juiz de Fora renova 52,63% da Câmara Municipal e aumenta representatividade femininaMargarida Salomão (PT) e Wilson Rezato (PSB) disputam 2º turno em Juiz de Fora Eleições 2020: candidata a prefeita mais votada em Antônio Carlos pode ser impedida de tomar posseNovo prefeito de Juiz de Fora vai enfrentar déficit orçamentário em 2021Mobilidade urbana é um dos desafios para o próximo prefeito de Juiz de ForaNesta sexta-feira (20), em coletiva de imprensa no comitê eleitoral, a candidata Ione (Republicanos) - derrotada no primeiro turno - declarou neutralidade no apoio aos candidatos do 2º turno. Ione foi a terceira mais votada com 56.699 (21,83%) votos que, por pouco menos de três mil votos ficou atrás de Wilson Rezato que recebeu 59.633 votos (22,96%).
Ione esteve em reunião com os dois candidatos pela semana, mas, segundo ela, como o projeto defendido em sua campanha no primeiro turno é diferente, e que por coerência, decidiu por não apoiar ninguém.
Marcos Ribeiro (REDE) declarou, também nesta sexta-feira, seu apoio à Margarida Salomão ressaltando a importância do vice-candidato da chapa, Kennedy Ribeiro. Conforme Marcos, por ser da mesma região onde reside e defendeu em campanha, a Zona Norte; o fato pesou também na decisão.
Já na quarta-feira (18), Lorene Figueiredo (PSOL) e Fernando Elioterio (PCdoB) definiram por apoiar a candidata Margarida Salomão, do PT.
Eduardo Lucas (DC) declarou por não vai apoiar nenhum candidato. Segundo ele, ambas candidaturas não têm visão conservadora de defesa da família, e nem defendem a liberdade na economia.
Aloizio Penido (PTC) afirma que segue a bandeira conservadora e de economia liberal e que, por isso, não vai apoiar nenhum candidato no 2º turno.
Delegada Sheila (PSL) informou nesta quinta-feira (19) que também optou pela neutralidade.
Já o General Marco Felicio (PRTB) e Victoria Mello (PSTU) ainda não se posicionaram oficialmente.
Resultado do primeiro turno
No primeiro turno das Eleições,a deputada federal Margarida Salomão (PT) recebeu 102.489 (39,46%) votos. O empresário Wilson Rezato (PSB) ficou em segundo lugar com 59.633 votos (22,96%,).
A disputa para o cargo de prefeito somou 11 candidatos, quatro a mais que em 2016 - 57% de aumento.
Perfil dos candidatos no segundo turno
Com a coligação “Juiz de Fora vale a pena”, Margarida, 70 anos, concorre pela quarta vez e tem como vice o vereador Kennedy Ribeiro (PV). Ela é professora emérita da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com Doutorado e Pós-Doutorado pela Universidade da California, em Berkeley. Desde 2013, Margarida é deputada federal pelo PT de Minas Gerais. Foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre 1998 e 2006. Em 2008, 2012 e 2016 foi candidata pelo PT à Prefeitura de Juiz de Fora, chegando em todas as ocasiões no segundo turno.
A coligação “Juiz de Fora é meu amor” tem o empresário Wilson Rezende, 69 anos, como cabeça de chapa e o vice coronel da reserva Alexandre Nocelli (DEM). Wilson é formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e atua como empresário da construção civil. Esta é a segunda vez que ele concorre ao cargo de prefeito.
Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.
O que muda nas eleições 2020?
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
- No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
- Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.
- A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.
Eleições 2020 em Belo Horizonte
Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.
Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial.
Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-Oeste, Leste, Norte, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.