Uma pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta sexta-feira (27), mostra que Bruno Covas (PSDB) segue liderando a corrida à Prefeitura de São Paulo, levando a melhor contra Guilherme Boulos (Psol). No entanto, Boulos diminuiu a diferença para o oponente nesta segunda projeção.
A pesquisa divulgada nesta sexta mostra que Bruno Covas tem 47,2% das intenções de voto, contra 39,3% de Guilherme Boulos. Outros 8,6% dos eleitores informaram que vão votar em branco ou que pretendem anular o voto, enquanto 4,9% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Em relação ao levantamento anterior feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, Bruno Covas apresentou queda e foi de 50,3% para 47,2. Por outro lado, Guilherme Boulos teve um crescimento considerável, dando um salto de 31,5% para 39,3%. Também foi constatada redução na quantidade de eleitores que pretendem anular o voto, caindo de 12,4% para 8,6%. O mesmo foi registrado para aqueles que não souberam ou não responderam: de 5,8% para 4,6%.
Considerando apenas os votos válidos, Bruno Covas lidera o cenário eleitoral em São Paulo, com 54,6%, contra 45,4% de Guilherme Boulos.
Potencial
Com relação a Bruno Covas, 35,3% dos eleitores disseram que com certeza votariam nele para prefeito de São Paulo, enquanto outros 28,1% disseram que poderiam votar no candidato. Já 34,8% disseram que não votariam nele de jeito nenhum para ocupar o Executivo municipal. Outros 1,3% não souberam ou não opinaram, enquanto 0,5% não conhecem Covas o suficiente para opinar.
Sobre Guilherme Boulos, 30,6% dos eleitores apontaram que votariam nele com certeza para prefeito de São Paulo, enquanto outros 22,6% disseram que poderiam votar no candidato. Por outro lado, 43,3% do público indicou que não votaria em Boulos de jeito nenhum para o Executivo municipal. Outros 2,2% não o conhecem suficiente para opinar e 1,3% não sabem ou não opinaram.
O número de eleitores que votariam em Covas com certeza subiu de 34,7%, na primeira pesquisa, para 35,3%, na segunda. A quantidade de pessoas que poderiam votar no candidato caiu de 29% para 28,1%. Uma leve aumento no índice de rejeição foi constatado, isso porque subiu de 34,7% para 34,8% as pessoas que não votaram no postulante do PSDB de jeito nenhum.
No caso de Boulos, houve um salto de 20,5% para 30,6% no número de eleitores que votariam nele com certeza, sendo constatada uma queda em quem poderia votar no postulante do Psol (27,6% na primeira pesquisa contra 22,6% na segunda) e em quem não votaria nele de jeito nenhum (47,9% na primeira pesquisa contra 43,3% na segunda).
Ao todo, 1.000 pessoas foram ouvidas entre os dias 24 e 26 de novembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, sendo estimada uma margem de erro de, aproximadamente, 3% para os resultados gerais.
De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º SP-05951/2020 para o cargo de prefeito.
Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.
O que muda nas eleições 2020?
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
- No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
- Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.
- A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.
Eleições 2020 em Belo Horizonte
Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.
Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial.
Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-Oeste, Leste, Norte, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.