A Polícia Federal deflagrou, na manhã deste sábado, 28, a Operação Exploit para desarticular a associação criminosa que teria promovido os ataques hackers ao TSE no primeiro turno das Eleições 2020, com o acesso e divulgação ilegal de informações de servidores públicos do TSE.
Leia Mais
Comandante do Exército, Pujol cai de cavalo, quebra perna e passará por cirurgiaSite do TSE passa por 'manutenção preventiva' entre 16h30 e 19h30 deste sábadoEm evento sem Boulos na véspera do pleito, Erundina destaca união da esquerdaSegundo turno: veja quem disputa nas capitais brasileiras e em MinasEstão sendo cumpridos, no Brasil, três mandados de busca e apreensão e três medidas cautelares de proibição de contato entre investigados em São Paulo e Minas Gerais. As ordens foram expedidas pela 1ª Zona Eleitoral do Distrito Federal, após representação efetuada pela Polícia Federal e manifestação favorável da 1ª Promotoria de Justiça Eleitoral.
Agentes cumprem no Brasil três mandados de busca e apreensão e três medidas cautelares de proibição de contato entre investigados em São Paulo e Minas Gerais; em Portugal, são cumpridos um mandado de prisão e um mandado de busca e apreensão
O inquérito policial aponta que um grupo de hackers brasileiros e portugueses, liderados por um cidadão português, foi responsável pelos ataques criminosos aos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral - TSE quando do primeiro turno das Eleições de 2020.
Site em manutenção
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que o site da Corte passará por uma "manutenção preventiva" entre 16h30 e 19h30 deste sábado, 28. Por isso, serviços como a consulta ao local de votação e emissão de certidões podem ficar instáveis.
A manutenção visa a "garantir o pleno funcionamento no dia de votação do segundo turno, neste domingo (29)".
No primeiro turno de votação, há duas semanas, o TSE registrou instabilidades no aplicativo e-Título, devido ao número de acessos, e no site de divulgação dos resultados das eleições. Houve ainda demora na apuração, justificada na ocasião pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, por um "problema técnico" em um dos núcleos de processadores de contabilização.
Durante a manutenção, o cidadão pode consultar o local de votação pelo aplicativo e-Título ou conversar com o assistente virtual da Justiça Eleitoral no WhatsApp pelo número %2b55 61 99637-1078 ou por meio do link wa.me/556196371078.
O TSE também disponibilizou uma página para consulta da situação de todos os serviços do tribunal, que pode ser acessada em https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Novembro/veja-aqui-o-status-sobre-a-disponibilidade-dos-servicos-durante-o-2o-turno-das-eleicoes-2020.
Segundo o TSE, os serviços do site serão estabilizados às 19h30, quando funcionarão normalmente.