Governador Valadares, principal município do Leste de Minas, terá hoje, pela primeira vez em sua história, uma eleição municipal decidida no segundo turno, por ter ultrapassado a marca de 200 mil eleitores. São 213.886 este ano. E, curiosamente, os dois candidatos que disputam o comando do Executivo são o prefeito André Merlo (PSDB) e o vice-prefeito, Dr. Luciano (PSC). No último dia 15, o número de eleitores que compareceu às urnas para votar nos 11 candidatos a prefeito foi de 128.506. Votaram em branco 7.504, e nulo, 9.417. Outros 68.459 (32,01%) deixaram de votar.
Hoje, a abstenção pode ser histórica, segundo Paulo de Tarso Machado, estudioso das eleições no município desde os anos 1980. Ele estima que 40% deixem de votar por diversos motivos. O principal é a pandemia do novo coronavírus. Governador Valadares está na onda vermelha do Plano Minas Consciente e cumpre uma série de restrições de distanciamento social nas atividades sociais e econômicas.
Na última semana da campanha, apoiadores e contratados dos candidatos vestiram as camisas amarelas (Merlo) e verde (Luciano) e se aglomeraram nas esquinas da cidade. Mesmo na onda vermelha, enfrentaram os riscos de contaminação agitando bandeiras ou desfilando com as mochilas pirulito às costas, carregando nome e número dos candidatos.
O atual chefe do Executivo, André Merlo, tenta reeleição, tendo como candidato a vice o publicitário e jornalista David Barroso (DEM). Os dois estão à frente da coligação “Juntos para fazer mais por Valadares”, formada por PSDB, DEM, PDT, Podemos, PTC, PV e MDB. As propostas de governo incluem, segundo sua assessoria, trabalho por uma cidade limpa, geração de emprego, moradia, segurança, educação de qualidade, saúde descentralizada e serviços mais acessíveis a todos os cidadãos.
O seu concorrente é o atual vice-prefeito, Luciano Oliveira, que é ginecologista. O candidato a vice é o advogado Fábio Silveira (PSC). Os dois estão à frente da coligação formada por PSC, Cidadania e Pros. Luciano já foi vereador. Ele admite que trabalha pela cidade sem estar lado a lado do atual prefeito. Para os próximos quatro anos, diz que pretende implantar com rigor todas as melhorias que propôs em seu plano de governo.
Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.
O que muda nas eleições 2020?
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
- No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
- Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.
- A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.
Eleições 2020 em Belo Horizonte
Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.
Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial.
Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-Oeste, Leste, Norte, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.