Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES DOS EUA

Bolsonaro diz que vai aguardar para parabenizar Biden: 'teve muita fraude'

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi questionado sobre o resultado das eleições nos Estados Unidos na manhã deste domingo (29/11). Ele é um dos poucos líderes mundiais que ainda não parabenizou o democrata Joe Biden pela vitória sobre o atual presidente, Donald Trump. Sem citar a fonte da informação, ele afirmou que houve fraude no pleito.





O presidente foi perguntado por jornalistas quando saía de seu local de votação, no Rio de Janeiro e disse que iria aguardar mais.  “Confiaram em um método onde o povo estava sempre com um objetivo. É um dos países que é ‘mãe da democracia’. Agora, a imprensa não divulga, mas seu tenho minhas fontes de informações, não adianta falar para vocês, não vão divulgar. Mas realmente teve muita fraude lá, isso ninguém discute”, disse. 



Bolsonaro afirmou ainda que vai aguardar a Suprema Corte norte-americana. “Se a fraude foi suficiente para definir um ou outro, eu não sei. Estou aguardando”, acrescentou.

O resultado das eleições nos Estados Unidos foi confirmado no último dia 7 e definiu Biden como o próximo presidente dos Estados Unidos. O republicano Donald Trump, aliado de Bolsonaro, foi derrotado e não conseguiu a reeleição.

Apesar da derrota nas urnas, Trump tem tentado judicializar o resultado, justamente sob a alegação de fraudes e com questionamentos sobre o voto pelo correio, modalidade possível em alguns estados. A campanha dele, porém, já sofreu mais de 20 derrotas judiciais desde o resultado das eleições. 

Mesmo dizendo que houve fraude nos EUA, ele também voltou a defender o voto impresso no Brasil, usado em vários estados norte-americanos. 
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria




audima