Apoiado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes, o deputado estadual José Sarto (PDT) confirmou o favoritismo apontado pelas pesquisas e foi eleito prefeito de Fortaleza. O médico de 61 anos derrotou no segundo turno deste domingo (29/11) o Capitão Wagner (Pros), candidato apoiado publicamente pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Leia Mais
Estamos enfrentando poder econômico do Estado, diz Wagner ao votar em FortalezaJosé Sarto (PDT) vota em Fortaleza e repete discurso de 'defesa da democracia'Disputa em Fortaleza ganha tom nacional e apoio de Bolsonaro é revés para WagnerNordeste: esquerda mostra incertezas para 2022, mas bolsonarismo é derrotadoCandidatos de Bolsonaro são derrotados nas principais capitais brasileirasNo primeiro turno, a disputa foi acirrada. Sarto liderou, com 35,72% dos votos válidos, contra 33,32% de Wagner. Porém, o candidato da família Ferreira Gomes disparou na frente logo nas primeiras pesquisas para a segunda etapa da disputa e confirmou, com folga, a vitória para suceder Roberto Cláudio (PR) na administração municipal da capital cearense, que tem o quinto maior colégio eleitoral do Brasil (1.821.382 eleitores).
Sarto terá como vice-prefeito o ex-chefe da Casa Civil do governo estadual do Ceará, Élcio Batista (PSB). No segundo turno, a chapa recebeu apoio de vários partidos ligados à esquerda, que se unificou para derrotar o bolsonarista Wagner - também superado no pleito municipal em 2016.
O governador Camilo Santana (PT) demonstrou publicamente o apoio a Sarto e Élcio Batista. Ele foi acompanhado formalmente pela própria legenda que representa, além de partidos como PCdoB e Psol, que haviam lançado candidaturas próprias no primeiro turno, mas foram derrotadas.
Quem é Sarto?
José Sarto Nogueira Moreira nasceu em 13 de fevereiro de 1959, em Acopiara, interior do Ceará. Graduou-se em medicina, com especialização em ginecologia e obstetrícia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Iniciou a trajetória pública no Fundo Cristão para Crianças (atual ChildFund Brasil), projeto filantrópico para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Ganhou notoriedade em Fortaleza ao atuar como médico em bairros periféricos.
O prefeito eleito ingressou na política há mais de 30 anos. Foi vereador de Fortaleza por um mandato e meio. Em seguida, tornou-se deputado estadual - cargo para o qual foi reeleito para o sétimo mandato consecutivo em 2018.
Ao longo do período, foi líder dos governos Cid Gomes (PDT) e Camilo Santana. Nos anos 1990, Sarto chegou a assumir interinamente a prefeitura de Fortaleza. Em 2019, governou o Ceará quando o governador Camilo e a vice Izolda Cela (PT) viajaram.
Em 2020, decidiu concorrer pela primeira vez a um cargo do Executivo. Para a disputa, contou com o apoio dos irmãos Ferreira Gomes, influentes personagens políticos do Ceará, e do senador Tasso Jereissati (PSDB).