Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2020

Com candidatura indeferida, Wladimir Garotinho é eleito prefeito de Campos dos Goytacazes


Wladimir Garotinho (PSD) foi eleito o novo prefeito de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Em disputa com Caio Vianna (PDT) no segundo turno, ele recebeu 52,40% dos votos, contra 47,60% de seu adversário. 




 
As eleições do município, porém, foram marcadas por ações da Justiça contra Wladimir. Na véspera do primeiro turno, Angiolis Guadard, juiz da 76ª Vara Eleitoral de Campos, determinou que o nome de Garotinho constasse no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) como deferido. Apesar disso, sua candidatura se manteve como ‘anulada sub judice' no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
A impugnação da candidatura de Garotinho ocorreu por conta do vice, Frederico Paes. Ele foi barrado na Justiça Eleitoral por descumprir o prazo de desincompatibilização. A alegação foi feita pelo fato de o empresário permanecer como diretor do Hospital Plantadores de Cana (HPC) e do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Estabelecimentos de Saúde da Região Norte Fluminense (SindihNorte) fora do prazo exigido pela legislação para deixar o cargo. 

(foto: Reprodução/EM)
 

Família na política

 
Wladimir é filho de Anthony e Rosinha Garotinho, ex-governadores do Rio. A família conseguiu recuperar a prefeitura de Campos dos Goytacazes após a derrota nas eleições de 2016. À época, o candidato indicado, Dr. Chicão (PR), perdeu para o atual prefeito Rafael Diniz (PPS). 
 
*Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa 

audima