O Avante elegeu neste domingo (29/11) o primeiro prefeito de capital na história do partido, que foi fundado em 1989. Davi Almeida derrotou Amazonino Mendes (Podemos) e foi eleito prefeito da capital do Amazonas com 51,24%. Em São Gonçalo, segundo maior colégio eleitoral do estado do Rio de Janeiro, Capitão Nelson também foi eleito pela legenda neste segundo turno.
O Avante foi um dos partidos que mais cresceram nas eleições municipais de 2020, saltando de 12 prefeituras conquistadas em 2016 para 82 prefeitos eleitos neste ano em todo o Brasil, um crescimento de 683%.
Leia Mais
Com candidatura indeferida, Wladimir Garotinho é eleito prefeito de Campos dos Goytacazes Mulheres que disputaram segundo turno venceram em MinasCandidatos de Bolsonaro são derrotados nas principais capitais brasileirasJustiça Eleitoral faz balanço positivo do segundo turno em Minas
Em Belo Horizonte, o Avante fez parte da coligação de Alexandre Kalil (PSD), reeleito com 63,36% dos votos, e elegeu três vereadores: Juninho Los Hermanos, Flávia Borja e Professor Claudiney Dulim.
O Avante foi fundado em 1989 por dissidentes do PTB. Originalmente Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), a legenda alterou seu nome em 2017. O presidente nacional da legenda é o deputado federal por Minas Gerais Luís Tibé.
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.