O prefeito reeleito Alexandre Kalil (PSD) será o entrevistado do programa Roda Viva, da TV Cultura, marcado para esta segunda-feira (30), às 22h.
Kalil disputou a Prefeitura de Belo Horizonte contra 14 adversários e conquistou o mandato por mais quatro anos, com 63,36% dos votos válidos, ainda no primeiro turno.
De acordo com especialistas, a votação expressiva de Kalil o credencia para as eleições ao governo de Minas, em 2022.
Controverso, sem papas na língua, Kalil desponta no cenário nacional como uma liderança expressiva em Minas Gerais, dada a sua popularidade, aferida por pesquisas, e a postura diante de situações de crise - a exemplo da pandemia do coronavírus e as chuvas que atingiram a capital no início deste ano, gerando prejuízos para a população.
O programa
Apresentado pela jornalista Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar, ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora e também nas redes sociais (Twitter, Facebook, YouTube e Linkedin).
Entre os jornalistas responsáveis por fazer perguntas ao prefeito está a repórter do Estado de Minas Márcia Maria Cruz. Ela é doutora em Ciência Política e mestre em Comunicação Social pela UFMG. Márcia é repórter do EM desde 2007 e trabalhou nas editorias Núcleo de Suplementos, Cultura e, atualmente, Gerais.
Ela fala sobre sua representatividade na bancada. “O programa Roda Viva tem tradição na história do jornalismo brasileiro. É um dos mais importantes programas de entrevista do país, é o mais antigo programa do gênero exibido desde 1986 pela TV Cultura. É uma responsabilidade, como mulher e negra, integrar a bancada para entrevistar o prefeito reeleito Alexandre Kalil, nome que se desponta na política no cenário nacional”, disse.
Márcia relembra as falas polêmicas do prefeito e da cobertura do EM. “Kalil também costuma despertar muita atenção do público por falas contundentes e, em alguma medida, polêmicas. A gestão do prefeito tem sido acompanhada de perto pela equipe do Estado de Minas. E, imbuída do espírito de uma cobertura crítica feita por toda a equipe do EM, que participarei da bancada nesta segunda, tentando traduzir também os anseios dos belo-horizontinos”, concluiu.
Confira os outros nomes que vão compor a bancada do Roda Viva para entrevistar o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD):
- Cecília Oliveira, jornalista da agência de notícias The Intercept Brasil;
- Ricardo Corrêa, editor de política do jornal O Tempo:
- Pedro Venceslau, repórter de política do jornal O Estado de S. Paulo;
- Carolina Linhares, repórter do jornal Folha de S. Paulo.
Há ainda a participação remota do cartunista Paulo Caruso.