Um dia após conceder entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), acabou ficando entre os assuntos mais falados nas redes sociais. Em meio a elogios e críticas, o prefeito surpreendeu os brasileiros com o seu jeito “único” de expor o que pensa. Durante quase duas horas, Kalil falou sobre sua gestão, a pandemia do novo coronavírus, não poupou outros partidos e alfinetou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e a família Bolsonaro.
usou as redes sociais para chamar Kalil de “ditador”. Ele fez dois posts alegando que a postura do chefe do Executivo de Belo Horizonte durante a pandemia eram semelhantes a de um “projeto de ditador”. Segundo ele, para Kalil os seguidores da lei são cidadãos de segundo escalão.
Os comentários do prefeito de BH acabaram chamando atenção do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Eduardo, que é o filho 03 do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Além do filho do presidente, o prefeito reeleito de BH chamou atenção também dos internautas. Espalhados em diversos estados, os usuários comentaram sobre o jeito “mal humorado” e “carrancudo” do prefeito. Além disso, imagens onde Kalil foi fotografado com expressões mais sérias foram utilizadas para a criação de um meme. Junto com elas, a frase: “todo mineiro é simpático” viralizou nas redes sociais.
%u201Co mineiro é um povo simpático%u201D
%u2014 kim jong hm (@ahnaojoaopaulo) December 1, 2020
o mineiro: pic.twitter.com/6vypCUu20W
Durante o programa, o prefeito chamou atenção por não fazer média com o governo federal e críticar até mesmo seu próprio partido. As partes mais comentadas pelos internautas foram exatamente aquelas que Kalil falou sobre Bolsonaro, Zema, a pandemia do novo coronavírus, racismo e homofobia, assuntos pertinentes na mídia durante os últimos meses.
As frases “desce uma nave agora e me leva” e “eu tenho dó desse boçal” ditas pelo prefeito após ser questionado sobre o morador de um prédio de Belo Horizonte, que entrou na Justiça para tentar apagar uma imagem que representa a cultura negra, também viralizaram nas redes sociais. A arte faz parte do projeto Cura (Circuito Urbano de Arte), frequentemente visto nos edifícios da capital.
"Tenho dó desse boçal", diz @alexandrekalil sobre um morador de um condomínio em Belo Horizonte que entrou com ação judicial para tentar apagar um mural que celebra a cultura negra. #RodaViva pic.twitter.com/eAskD9lQSl
%u2014 Roda Viva (@rodaviva) December 1, 2020
Rixas e parcerias
Além das brincadeiras e piadas, os internautas também apoiaram uma possível chapa para 2022. A hashtag “Ciro e Kalil” acabou ficando em alta na hora do programa. Isso porque Kalil confessou que aceitaria disputar a presidência da República. “Se eles quiserem me carregar, é claro que eu vou. Hoje sou o prefeito de Belo Horizonte. Agora: se eu for carregado para lá, muito obrigado”.
O prefeito também teceu diversos elogios a Ciro Gomes, a quem ele chamou de “grande amigo”.
O prefeito também teceu diversos elogios a Ciro Gomes, a quem ele chamou de “grande amigo”.
Em Minas Gerais, a rixa entre Kalil e Romeu Zema já é conhecida pelo grande público. Apesar disso, o assunto surpreendeu grande parte do público que assistia em outros estados. O prefeito acusa o estado, que vive grave crise financeira, de não repassar os recursos a serem investidos em melhorias para a capital mineira. “Zema não fala nada e não faz nada”, declarou.
Acompanhando as redes sociais, é possível perceber que o prefeito de Belo Horizonte acabou conquistando o carinho do povo brasileiro, mesmo que indiretamente. Elogiado pela grande maioria, Kalil “irritou” aqueles que apoiam a extrema direita e tem um pensamento mais conservador.
NUVEM DE PALAVRAS
Veja as palavras mais ditas pelos internautas durante a transmissão do Roda Viva:
Kalil/Bravo/Zema/Ditador/Bolsonaro/Fenômeno/Energia/Belo Horizonte/Pandemia/Coronavírus/Comércio/Isolamento/Risada/ BH/RodaViva/Abertura/Fechamento/Quarentena/Flamengo/Mestre/
Evento/Cura/Jeitão/Comunicação/Povo/Boçal/Gay/Ciro Gomes/Moro/Franco/Cruzeiro/Mineiro/PT/PSDB/Prefeito/Vacina/
Doria/Eleições/Doença/2022/Carnaval/Brasil
*Estagiária sob supervisão