Após o governo de Minas Gerais afirmar, nessa segunda-feira (7/12), que vai esperar a Implementação do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde sobre as vacinas contra a COVID-19, o governador Romeu Zema (Novo) se deparou com boa parte dos internautas contrários à medida. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Instituto Vox Radar, exclusiva para o Estado de Minas.
Leia Mais
Governo de Minas nega ter acordo com vacina Coronavac em São Paulo Sem acordo para vacina, Minas vai esperar plano federal de imunizaçãoGoverno de Minas assina tratativa com Covaxx para desenvolvimento de vacinaCOVID-19: Zema rebate Bolsonaro sobre fim da pandemia Dinheiro para obra da Vilarinho depende de vereadores não reeleitosSTF confirma decisão que elevou teto para juízes estaduaisBolsonaro: temos excelente entrosamento com Câmara e SenadoApós anunciar que Minas Gerais seguiria o Plano Nacional de Imunização (PNI), o nome de Zema figurou entre os assuntos mais comentados no Twitter ao longo de boa parte do dia. No total, a plataforma identificou 30.397 interações envolvendo o nome do governador após a declaração. Na semana passada, a média diária de interações foi de 5.203.
Discussão a nível nacional
Desde que foi anunciada a data prevista para o início da vacinação em São Paulo, com doses da CoronaVac - feita pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan -, o software da Vox Radar identificou um crescimento vertiginoso na quantidade de menções da palavra “vacinação”, associada com o termo “CoronaVac”.
O anúncio, feito pelo governador de São Paulo João Dória (PSDB), ocorreu nessa segunda. Nas quatro primeiras horas depois da informação, foram registradas 245.479 interações envolvendo “vacinação” e “CoronaVac”. Na semana anterior, por exemplo, o termo “vacinação” foi citado, no Twitter, 48.665 vezes por dia. Um aumento de 504,41% em comparação com a média diária da semana passada.
O termo “CoronaVac” chegou a ficar nos assuntos mais comentados do Twitter durante boa parte da tarde de ontem. Além disso, foi possível perceber a disputa política entre João Dória e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que se mostrou contrário à vacina produzida pela Sinovac e Butantan. As contas mais mencionadas depois do anúncio foram justamente a do governador de São Paulo e do líder do Palácio do Planalto, respectivamente.
Entre as 245.479 interações, o software capturou um sentimento positivo na grande maioria das postagens, fato revelado pelo índice de sensibilidade no tempo.
Kalil
A análise também verificou um aumento na volumetria de interações envolvendo o nome do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), após a entrevista concedida ao programa Roda Viva, da TV Cultura, no dia 30 de novembro.
Antes da data citada, a média de interações mencionando o nome de Kalil, espontaneamente ou diretamente, era de 6.835 por dia. Depois da entrevista, a média diária subiu para 24.676 interações, com o prefeito de BH figurando nos assuntos mais comentados do Twitter em diversos momentos.