O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou nesta terça-feira (15/12) da reinauguração da Torre do Relógio, marco da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), maior mercado da América Latina. Durante a visita, Bolsonaro provocou aglomerações e até mesmo pediu para uma criança “tirar a máscara” para falar com ele. O equipamento é utilizado para proteção contra COVID-19.
Bolsonaro pede para criança retirar máscara para falar com elehttps://t.co/NAqB22j6MG pic.twitter.com/yEgIReyGOC
— Estado de Minas (@em_com) December 15, 2020
A cena aconteceu durante o discurso do presidente para apoiadores. “Ei Gustavo, tira a máscara para falar um pouco. Onde você quer trabalhar?”, perguntou Bolsonaro para criança. O menino retirou o equipamento de proteção e respondeu o presidente: “No Ceagesp.”
O menino, que estava fardado, também foi flagrado no colo de Bolsonaro. Neste momento, questionado sobre a privatização da Ceagesp, apoiada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o presidente disse que está “desratizando o Brasil” e não vai deixar que a Ceagesp seja privatizada.
Centenas de pessoas vestidas de verde, azul e amarelo se aglomeraram, muitas delas sem máscara, para participar da inauguração e conversar com o presidente. Em meio a gritos de “mito”, Bolsonaro foi recebido com festa.
Não é a primeira vez
Essa não é a primeira vez que Bolsonaro pede para uma criança retirar o equipamento de proteção. Em setembro deste ano, durante visita a Eldorado, no interior de São Paulo, Bolsonaro foi criticado pela atitude.
O presidente foi flagrado em vídeo brincando com um menino. Na ocasião, ele não usava máscara. Rindo, o presidente disse ao garoto: "Tá sem máscara? Não pode, não pode".
O garoto então colocou a máscara e o presidente reagiu: "Pode tirar a máscara, moleque. Fica à vontade aqui." Depois, apertou a mão do garoto, que estava acompanhado da mãe.