O presidente da República, Jair Bolsonaro, visitou na tarde desta quinta-feira (17/12) a cidade de Jacinto, no Alto Jequitinhonha, onde participou da solenidade de lançamento da Pedra Fundamental para implantação e pavimentação da BR-367, entre Jacinto e o litoral Sul da Bahia. O evento, que estava previsto para ter início às 14h, aconteceu na Fazenda Bela Vista, às margens da Rodovia MG-405, e começou com quase duas horas de atraso.
Bolsonaro veio de helicóptero, de Porto Seguro, e chegou ao canteiro de obras da Fazenda Bela Vista junto com o governador de Minas, Romeu Zema. A solenidade foi rápida. O primeiro a discursar foi o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Ele disse que o lançamento da pedra fundamental significa que o Vale do Jequitinhonha não foi e nem será esquecido pelo governo federal.
Além da pavimentação da BR-367, o ministro anunciou a licitação das obras para recuperação da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-116. Disse que o mineiros serão contemplados ainda com a conclusão das obras duplicação da BR-381 e da pavimentação da estrada entre Minas Novas e Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha, graças ao trabalho do “presidente, que foi enviado por Deus”.
O governador Romeu Zema falou em seguida, destacando que já perdeu a conta de quantas vezes visitou o Vale do Jequitinhonha. Esclareceu que fez as visitas, não como governador, mas como empresário, quando atuava na iniciativa privada e tinha negócios com empresas da região.
Agradeceu ao presidente Bolsonaro e disse que o seu compromisso prioritário com o povo mineiro está ligado à geração de emprego e renda, e que a pavimentação da BR-367 vai contribuir com sua política de governo, promovendo o desenvolvimento do Vale.
Apoiadores
Como sempre, Bolsonaro, ao ser anunciado, foi chamado de "mito" pelos seus apoiadores, que estavam sob a tenda montada na Fazenda Bela Vista. Se dirigiu à plateia dizendo que é mineiro de Juiz de Fora, cidade onde “renasceu”, se referindo ao atentado sofrido por ele naquela cidade da zona da mata mineira, durante a campanha presidencial de 2018.
Na tentativa de "provar a sua mineiridade", Bolsonaro disse que, em 2020, o Cruzeiro vai subir para a Série A do Brasileirão, o Galo será o Campeão Brasileiro e o América, Campeão da Copa do Brasil. “E, em 2023, eu vou arranjar uma saída pro mar para Minas Gerais”, disse, divertindo a plateia.
O presidente lembrou que o Vale do Jequitinhonha é a porta de entrada do nordeste brasileiro, que a região não será esquecida, e que todos os seus ministros estão trabalhando pelo povo do Vale e pelo povo brasileiro.
"Eles trabalham, eu sou apenas o técnico de futebol", disse, aproximando seu discurso à linguagem dos boleiros. Para reforçar a ligação com o Vale, disse que na semana passada assinou decreto autorizando a extração de lítio na região do Jequitinhonha.