A Câmara Municipal de Belo Horizonte recebe em 1º de janeiro os novos vereadores e vereadoras, assim como prefeito e vice-prefeito, eleitos em novembro, para a cerimônia de posse que dará início a seus mandatos para o período de 2021 a 2024.
Leia Mais
Possível mandante de homicídio, presidente da Câmara é preso pela Polícia CivilCâmara Municipal de Mariana será restauradaCâmara de Governador Valadares derruba veto e aprova lei contra a violência domésticaPrefeitura de Nova Lima contesta isenção de IPTU em Macacos, aprovada na CâmaraEstudante picha muro e deixa bomba falsa na Câmara de Elói MendesPosse de vereadores garante base forte para Kalil na CâmaraBispo em 3o. mandato como vereador de BH quer combater drogasBarroso mantém Marcos Valério, do mensalão, em prisão domiciliarNa mesma ocasião, serão eleitos e tomarão posse os membros da Mesa Diretora, que estarão à frente do Legislativo pelos próximos dois anos. Em atenção às medidas de segurança impostas pela pandemia de COVID-19, a cerimônia de posse terá acesso presencial restrito.
O público poderá acompanhar a solenidade, em tempo real, pela transmissão disponível no portal da Câmara de BH.
A cerimônia de posse será presidida pela vereadora reeleita e atual presidente da Câmara, Nely Aquino (Podemos), que escolherá dois vereadores ou vereadoras para atuar como secretários durante a reunião solene.
A vereadora eleita Professora Duda Salabert (PDT), candidata mais votada da história da capital, com 37.613 votos, será convidada a ocupar a tribuna e prestar o compromisso de posse. Na sequência, um dos secretários fará a chamada, por ordem alfabética, de cada um dos demais 40 parlamentares, que assinarão, individualmente, o termo de posse.
Vereadores de BH: conheça cada um dos 41 eleitos para a Câmara Municipal
Após a constituição da 19ª Legislatura do Poder Legislativo, com mandato para 2021-2024, serão empossados o chefe do Executivo e o vice-prefeito, que devem prestar o compromisso de posse remotamente. Em seguida, os parlamentares realizam a eleição e a posse da nova Mesa Diretora 2021-2022.
Eleição da Mesa Diretora
A Mesa Diretora é composta por seis cargos: presidente, 1º e 2º vice-presidentes, secretário-geral e 1º e 2º secretários. Para o início do processo de eleição é necessária a presença de, pelo menos, 21 parlamentares e, para comprovar o quórum, o secretário realizará a chamada nominal dos vereadores. Constatada a existência de quórum, o processo eleitoral terá início com a inscrição de chapas completas ou incompletas. De acordo com o Regimento Interno, os vereadores poderão inscrever-se para mais de um cargo em chapas diferentes.
O processo de votação será nominal, e cada vereador será chamado pelo secretário, em ordem alfabética, para manifestar seu voto. Será eleita a chapa que obtiver o voto favorável de, pelo menos, 21 parlamentares. Caso nenhuma das chapas conquiste o apoio mínimo, a eleição passará a ser feita por cargo. Nessa votação, será eleito o candidato com o maior número de votos, desde que esteja presente a maioria dos membros da Câmara.
Em caso de empate, nessa segunda votação, será considerado eleito o candidato mais velho. Mas se, ao fim desse processo, ainda restarem cargos não preenchidos, serão reabertas a discussão e a inscrição de chapas. Após a votação, cada vereador terá um minuto para declarar voto.
Caso não seja obtido o voto válido de, no mínimo, 21 vereadores, em quaisquer das votações, ficarão prejudicados o processo eleitoral e a continuidade da reunião. A eleição será transferida para nova reunião a ser convocada posteriormente.