Com a vitória, Nely Aquino permanece como presidente da Câmara até o fim de 2022, quando novas eleições para definição de outra composição Mesa Diretora serão promovidas . Nely está no segundo mandato como vereadora. Desde 2019, preside o Legislativo. No ano passado, ela foi escolhida por 6.788 cidadãos.
A Mesa tem, ainda, outros cinco cargos. Henrique Braga (PSDB) será o vice-presidente; Reinaldo Gomes (MDB), o segundo vice. Cláudio do Mundo Novo (PSD) foi eleito secretário-geral. Professor Juliano Lopes (PTC) e Wilsinho da Tabu (PP) acabaram escolhidos, respectivamente, como primeiro e segundo secretários.
Nely assumiu a presidência em 2019. Com ela no comando, o Parlamento cassou Cláudio Duarte e Wellington Magalhães, acusados de desvios de verbas públicas. Após a vitória, ela vislumbrou exercer um mandato sem a necessidade de se preocupar com problemas acarretados por colegas. O foco da parlamentar é a cidade.
“Construímos diálogo. Fizemos o melhor para a instituição e para os vereadores. Acredito que foi essa construção que levou à eleição com 34 votos. Vamos ter a oportunidade de, realmente, cuidar da cidade. Evidente que a gestão administrativa da Casa é muito cara a todos nós, mas fomos eleitos para cuidar dos belo-horizontinos, da cidade”, disse.
Em sua fala, Nely fez menção ao deputado federal Marcelo Aro (PP). Nos bastidores, ele atuou para viabilizar a candidatura dela.
Apoios a Duda e Nely
Parlamentares alinhados ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) formaram o bloco que sustentou a candidatura de Nely. O grupo foi composto, também, por vereadores tidos como independentes.
Campeã de votos no pleito de novembro — 37.613 — Duda foi lançada como candidata do campo progressista. Ela teve o suporte do bloco Mulheres de Luta, formado pelas representantes de PT e Psol. Os outros dois vereadores do PDT votaram na colega de partido.
"Lançamos nossa candidatura para demarcar nossa posição e chancelar o que a sociedade quer: colocar a educação no protagonismo das políticas públicas", afirmou Duda.
A primeira reunião plenária da legislatura está agendada para o dia 1 de fevereiro.
Votos para Nely Aquino - 34
- Álvaro Damião (Dem)
- Bim da Ambulância (PSD)
- Bráulio Lara (Novo)
- Ciro Pereira (PTB)
- Cláudio do Mundo Novo (PSD)
- Dr. Celio Fróis (Cidadania)
- Fernanda Pereira Altoé (Novo)
- Fernando Luiz (PSD)
- Flávia Borja (Avante)
- Gabriel Azevedo (Patriota)
- Gilson Guimarães (Rede)
- Helinho da Farmácia (PSD)
- Henrique Braga (PSDB)
- Irlan Melo (PSD)
- Jorge Santos (Republicanos)
- José Ferreira Projeto Ajudai (PP)
- Juninho Los Hermanos (Avante)
- Léo Burguês (PSL)
- Marcela Trópia (Novo)
- Marcos Crispim (PSC)
- Marilda Portela (Cidadania)
- Nely Aquino (Podemos)
- Nikolas Ferreira (PRTB)
- Professor Claudiney Dulim (Avante)
- Professor Juliano Lopes (PTC)
- Professora Marli (PP)
- Ramon Bibiano da Casa de Apoio (PSD)
- Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB)
- Rogerio Alkimim (PMN)
- Rubão (PP)
- Walter Tosta (PL)
- Wanderley Porto (Patriota)
- Wesley Autoescola (Pros)
- Wilsinho da Tabu (PP)
Votos para Duda Salabert - 7
- Bella Gonçalves (Psol)
- Bruno Miranda (PDT)
- Iza Lourença (Psol)
- Macaé Evaristo (PT)
- Miltinho CGE (PDT)
- Professora Duda Salabert (PDT)
- Sônia Lansky da Coletiva (PT)