fPor meio de um novo decreto, a Prefeitura de Juiz de Fora revogou, na tarde desta quarta-feira (6), o Decreto nº 14.179, de 13 de novembro de 2020 e a Resolução nº 006 - GP, de 24 de dezembro de 2020, que estabeleciam medidas mais restritivas de enfrentamento à pandemia de COVID-19. Contudo, a cidade continua com o funcionamento somente das atividades essenciais permitidas na onda vermelha - do programa Minas Consciente, do governo de Minas.
Leia Mais
Juiz de Fora: nomeação de secretária é suspensa após repercussão negativaRossi oficializa candidatura à presidência da Câmara e defende vacina universalCOVID-19: prefeito de Guaxupé prorroga decreto para conter avanço da doençaCOVID-19: Cabo Frio vai exigir teste negativo a turistas Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Ouro Branco criam comitê de crise próprioDevido ao aumento de casos de COVID-19, no último dia 25, Juiz de Fora regrediu para a onda vermelha e fechou o comércio.
De acordo com o novo Decreto N.º 14.264, de 6 de janeiro de 2021, a prefeita Margarida Salomão (PT) criou um grupo de trabalho - denominado Fórum em Defesa da Vida - em que representantes de vários setores da economia e sociedade determinam protocolos específicos para cada setor produtivo. Já o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à COVID-19 foi extinto.
Para Ignácio Delgado, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária, responsável pela condução do grupo, o fórum vai ter mais representatividade e todos farão um pacto de responsabilidades. “Vamos pegar os protocolos do Minas Consciente e contrastar com aqueles apresentados pelos setores econômicos, então, vamos chegar a um denominador comum”, explica.
O grupo se reúne nesta quarta-feira (6/1) e a expectativa é que novas regras para o comércio e serviços sejam publicadas ainda nesta semana. Por enquanto, Juiz de Fora permanece na onda vermelha, em que estão autorizados o funcionamento dos seguintes setores;
- Supermercados, padarias, lanchonetes, lojas de conveniência
- Bares e restaurantes (somente para delivery ou retirada no balcão)
- Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros
- Serviços de ambulantes de alimentação
- Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop
- Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito
- Vigilância e segurança privada
- Serviços de reparo e manutenção
- Lojas de informática e aparelhos de comunicação
- Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões
- Construção civil e obras de infraestrutura
- Comércio de veículos, peças e acessórios automotores
Qualquer outra atividade, não citada acima, está proibida de funcionar.
De acordo com o painel gerencial da prefeitura, Juiz de Fora registrou 13 mortes por COVID-19, nas últimas 24 horas. A cidade acumula 541 mortes em decorrência da doença e soma 14.105 casos confirmados. A taxa de ocupação de leitos de UTI Geral está em 80,31%, já a ocupação de UTI-SUS é de 82,41%.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás