Apoiadores e seguidores do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), atacaram nas redes sociais o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), pelo novo fechamento do comércio na cidade devido ao avanço da COVID-19. Nomes ligados ao 'bolsonarismo', como o vereador belo-horizontino Nikolas Ferreira (PRTB) e o deputado federal Cabo Junio Amaral (PSL-MG), engrossaram as críticas.
Kalil decretou novamente o fechamento do comércio de BH na segunda. Já reuni minha equipe jurídica e amanhã já travaremos uma guerra contra essa decisão. Se ele não dá paz pra população, não darei paz pra ele.
%u2014 Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) January 6, 2021
O Irresponsável dono de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, acaba de cumprir sua ameaça e enfia uma estaca no coração do setor mais importante para a economia de BH. O Comércio não pode pagar o preço da incompetência do prefeito.
%u2014 Junio Amaral (@cabojunioamaral) January 6, 2021
Na quarta-feira (06/01), ao anunciar a decisão, Kalil disse que BH chegou no limite da COVID-19 e que tentou manter a cidade aberta com os serviços não essenciais. No entanto, os números acabaram subindo, chegando a índices 'alarmantes'.
Com isso, seguirão abertos setores como supermercados, padarias, mercearias, farmácias, açougues, instituições financeiras, hotéis e similares, serviços automotores e depósitos de construção civil. A prefeitura divulgará decreto nesta sexta-feira (08/01) para informar os horários de funcionamento dos itens essenciais.