Durante a transmissão semanal por meio das redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que o "feriado" de carnaval em 2021 está mantido. No entanto, Bolsonaro cometeu um equívoco ao tratar os dias 15 e 16 de fevereiro como feriados nacionais, uma vez que são considerados como pontos facultativos.
Leia Mais
Bolsonaro lamenta 200 mil mortes, mas diz que é preciso enfrentar o vírusBolsonaro cobra voto impresso: 'Já acertaram a fraude para 2022?'Bolsonaro: pessoas que vão à praia não têm problemas graves com COVID-19A portaria dá autonomia para estados e municípios decidirem sobre as datas. Lugares como São Paulo e Salvador, por exemplo, que possuem as festividades mais tradicionais do país, são consideradas como pontos facultativos. No Rio de Janeiro, por sua vez, somente a terça-feira é considerada como feriado estadual.
Com a COVID-19 em alta, os estados citados ainda não definiram uma data para a realização do carnaval, uma vez que ainda não há vacina disponível à população. Apesar disso, Bolsonaro, que se equivocou ao tratar as datas como feriados, disse que “cada um é responsável pelos seus atos”.
“Esse feriado é uma lei federal, então a ideia nossa é, obviamente, não criar nenhum óbice e manter o feriado. Agora se o cara vai ou não pular o carnaval, ou se vai ter carnaval ou não, é outra história. carnaval é um feriado religioso, se não me engano. Segunda e terça, feriado. Vamos manter isso e cada um é responsável pelos seus atos”, disse.