(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SANÇÃO

Rede pública de MG terá escolas com ensino de língua de sinais

Romeu Zema sancionou lei que garante ensino da Libras em instituições ligadas ao governo mineiro


08/01/2021 14:24 - atualizado 08/01/2021 16:10

Após aval da Assembleia, projeto sobre ensino de Libras foi sancionado pelo governo.(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Após aval da Assembleia, projeto sobre ensino de Libras foi sancionado pelo governo. (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
A rede formada pelas escolas estaduais mineiras passará a ter instituições com o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Lei sancionada pelo governador Romeu Zema (Novo) na edição de quinta-feira (7/1) do Diário Oficial do Estado institui diretrizes para a criação de colégios que ensinem, concomitantemente, o Português e a Libras.

As escolas do tipo terão a língua de sinais como idioma principal. O Português, por sua vez, será ensinado na modalidade escrita. Alunos surdos, surdocegos e familiares de pessoas com deficiências do tipo terão prioridade.

No texto, Zema trata, também, de mecanismos que devem garantir a igualdade de condições no ensino, além de estipular a necessidade de professores bilíngues, tradutores, intérpretes de línguas e guias. O governo mira, ainda, disponibilizar materiais didáticos capazes de suportar a demanda dos estudantes de instituições bilíngues.

O projeto foi apresentado à Assembleia Legislativa pelo deputado Zé Guilherme (PP).

Isenção de impostos sobre energias renováveis


Ainda nessa quinta, o Executivo estadual avalizou a isenção de impostos ligada à utilização de energias renováveis. Enquanto as distribuidoras de fontes do tipo serão livres do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), veículos movidos a gás natural serão isentos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A proposta original é de Gil Pereira (PSD).

Como de praxe para o início do ano, Zema tem sancionado diversas propostas aprovadas recentemente pelo Legislativo. Uma delas, oficializada nesta sexta (8), trata da garantia de vacinas contra a COVID-19 à população mineira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)