Logo após o Instituto Butantan anunciar que a eficácia global da Coronavac é de 50,38%, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-MG), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), usou as redes sociais para fazer piada sobre o assunto.
Leia Mais
Carlos Bolsonaro ataca 'robozada' em posts do pai e as 'putas do sistema'Facebook: Bolsonaro posta imagem que mostra que Carlos controla seu perfil Bolsonaro visita Carlos em hospital de Brasília após procedimento médico COVID-19: Carlos Bolsonaro nega ter se vacinado em segredo Bolsonaro: arma é liberdade para vocês, povo armado não será escravizadoFlávio Bolsonaro: 'Não vejo a hora de atropelar Maia e Huck em 2022'"Pelo jeito o Coronavac tem a mesma probabilidade de acerto do prudente e sofisticado jogar de um lado só", brincou.
Na semana passada, o instituto afirmou que a eficácia da vacina era de 78% para casos leves e 100% para os graves.
A “piada” acabou repercutindo no Twitter. Nos comentários, usuários brincam com os dados da vacina e têm falas negacionistas. De outro lado, pessoas acusam Carlos Bolsonaro de ser machista e homofóbico.
Vacina segue padrão exigido
Apesar do percentual da Coronavac ser menor do que o anunciado inicialmente, ele está acima do índice de 50%, exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo o Butantan, entre os 9242 participantes da pesquisa da Coronavac no Brasil, foram identificados 252 diagnósticos positivos, sendo 85 entre os 4.653 vacinados e 167 entre os 4.599 que receberam placebo.
*Estagiária sob supervisão