A vereadora de Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT), junto ao partido, protocolou um Mandado de Segurança Coletivo nesta terça-feira (12/01) solicitando a suspensão da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame está marcado para os dias 17 e 24 deste mês.
Leia Mais
Duda Salabert irá à Justiça para adiar Enem: 'Atentado à saúde pública'Nely Aquino vence Duda Salabert e é reeleita presidente da Câmara de BHCaso repita, terei que ir à delegacia, diz Duda ao ser ignorada por colega Ameaça de morte foi razão para demissão, avalia a vereadora Duda SalabertQuem é Simone Tebet, que vai enfrentar mineiro por comando do Senado“Belo Horizonte está à beira do colapso, nas últimas semanas houve um aumento preocupante do número de casos. Agora, corre o risco de as pessoas morrerem na rua caso o índice de ocupação de leitos aumente mais nas próximas semanas. A aplicação da prova do Enem, além de um fato de irresponsabilidade do governo federal, é, ao meu ver, um atentado à saúde pública”, diz a vereadora.
De acordo com Duda, é possível perceber pelas redes sociais que no fim do ano muitos jovens e adolescentes participaram de aglomerações. “Essas pessoas agora vão participar de um exame e poderão ser vetores da doença, agravando o quadro.”
A vereadora também afirmou que segue a opinião dos estudantes que optaram pelo adiamento da prova até maio em enquete feita pelo Ministério da Educação: “A maioria dos estudantes escolheu isso. Optou por adiar a prova”.
O mandado tramita na 21ª Vara Federal Cível de Minas Gerais e pede a suspensão do Enem nível nacional.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina