Em meio ao agravamento da pandemia do novo coronavírus no Brasil e de inúmeras campanhas para o adiamento das provas do Enem 2020, participantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Belo Horizonte relataram como foi o primeiro dia do exame aplicado neste domingo (17/01).
Leia Mais
MEC divulga tema da redação do Enem; saiba qual éEnem 2020: Homem fica de fora por confundir local da provaEnem 2020: estudantes reclamam de salas cheias para fazer a provaEnem 2020: gabarito extraoficial do Portal Uai e Chromos para o 1° diaEnem 2020: memes são marcados por ironia e humor; divirta-seSem álcool em gel e troca de máscaras, estudantes relatam como foi o Enem
"Com relação ao distânciamento social foi normal. Eu senti que os estudantes respeitavam bastante. Eles tinham álcool em gel, mas não foi oferecido para a gente. Outra coisa que eu notei é que a regra era trocar de máscaras, mas isso não aconteceu e também não foi pedido. Os ventiladores ficaram ligados e tinha mais ou menos 15 pessoas na minha sala", relatou.
Felipe da Silva, de 18, fez o exame pela primeira vez, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), no Bairro Dom Cabral. Ele conta que os protocolos contra a COVID-19 estavam sendo seguidos pelos presentes.
Eliminado pelo celular
“Foi a primeira vez que eu fiz a prova. Meu celular infelizmente tocou e eu fui eliminado. Os protocolos estavam sendo seguidos corretamente. As pessoas estavam usando máscara e álcool em gel. Tinha mais ou menos umas 30 pessoas dentro da sala”, disse.
Mesmo em meio a alta nos números de casos de coronavírus, 5,4 milhões de inscritos foram confirmados. Esse total não conta os participantes do Amazonas (160 mil). O estado vive um colapso no sistema de saúde, que enfrenta hospitais lotados e falta de oxigênio.
Os participantes tiveram 5h30 para escrever a redação e responder a 90 questões de múltipla escolha. São 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Enem 2020: Guia completo com dicas, regras e horários
No próximo domingo (24/01), serão cinco horas para responder a mais 90 questões de múltipla escolha. São 45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
#AdiaEnem
A aplicação do Enem tem sido alvo de disputas judiciais e campanhas estudantis. A prova, que estava prevista originalmente para novembro de 2020, foi adiada para janeiro deste ano mesmo depois da enquete com participantes indicar o mês de maio de 2021 como a opção mais votada.
De acordo com o Ministério da Educação, a prova em maio atrasaria o cronograma de outros programas de ingresso no ensino superior.
Tema da redação do Enem 2020
O tema da redação - O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira- pegou muita gente de surpresa.
Para Janiny Nominato, professora e coordenadora da área de redação do Chromos, o tema da redação relacionado à saúde é esperado devido ao ano de pandemia que estamos vivendo. “É muito interessante a gente pensar nesse tema voltado para a saúde mental, uma vez que um dos efeitos da pandemia foi justamente acarretar a população mundial de um vasto espectro de doenças mentais”, explica.
“Nesse sentido, nos termos de atualidade, o enem manteve a sua palavra em cobrar um tema que provoca discussão social, nesse caso é esperado para o eixo”, disse.
Em relação às habilidades que os participantes precisam para desenvolver um bom texto, Janiny explica que existem diversas formas de desenvolver uma discussão sobre o tema. “Os alunos precisam dar conta de abordar o problema. O estigma, que é o preconceito, a dificuldade de discutir e tratar doenças mentais como um tabu é uma grande questão problemática hoje na sociedade, seja na área trabalhista, estudantil, cotidiano das pessoas de algo com a família. Então nesse sentido é algo muito importante também a se falar”, comenta.
Segundo o Inep, as redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências. A nota pode chegar a 1.000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito ao exame.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Alves