O político e ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes (PDT), usou as redes sociais neste domingo (17/01) para falar sobre a aprovação das vacinas contra COVID-19 no Brasil. Segundo Ciro, o uso emergencial do imunizante é uma “vitoria para ciência” contra os “entraves do negacionismo assassino de Bolsonaro”.
“Viva o Butantan! Viva a Fiocruz! A Anvisa aprovou o uso emergencial das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca. Vitória da ciência, mesmo com todos os entraves do negacionismo assassino de Bolsonaro! #VemVacina”, escreveu.
Viva o @butantanoficial! Viva a @fiocruz! A Anvisa aprovou o uso emergencial das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca. Vitória da ciência, mesmo com todos os entraves do negacionismo assassino de Bolsonaro! #VemVacina
%u2014 Ciro Gomes (@cirogomes) January 17, 2021
O político também publicou um "meme" de uma criança para demonstrar a felicidade pela aprovação dos medicamentos.
#VemVacina e #AdeusBolsonaro! pic.twitter.com/0maRDsV4aL
%u2014 Ciro Gomes (@cirogomes) January 17, 2021
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial de duas vacinas contra a COVID-19. São elas a CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac, e o composto da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolvido em parceria com o laboratório AstraZeneca.
Mais cedo, três gerências técnicas recomendaram o uso dos imunizantes, mas com ressalvas, como a necessidade de monitorar "incertezas".
A primeira pessoa vacinada foi Mônica Calazans, de 54 anos, enfermeira e moradora de Itaquera. Obesa, hipertensa e diabética, é considerada um perfil de alto risco.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira